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    ‘Downton Abbey: The Grand Finale’ promete deslumbrar com moda dos Anos 30 – Reprodução/Divulgação (Universal Pictures)
    Downton Abbey Desfila Elegância dos anos 30 em seu grand finale
    Downton Abbey Desfila Elegância dos anos 30 em seu grand finale
    POR Manuela de Azevedo

    Com estreia marcada para 12 de setembro, “Downton Abbey: The Grand Finale” encerra a saga da família Crawley. Com um retorno apoteótico à elegância e à estética da aristocracia britânica do início do século 20.

    Embora a trama permaneça envolta em mistério, o trailer recém-lançado já sinaliza que o figurino, mais uma vez, será protagonista silencioso. Um verdadeiro desfile de alta moda histórica.

    Veja os detalhes

    Desde sua estreia em 2010, “Downton Abbey” consolidou-se como uma das mais sofisticadas representações visuais da moda eduardiana e pós-guerra na televisão. Agora, ambientado no limiar dos anos 30, o terceiro e último longa da franquia promete uma transição visual marcante. Refletindo as mudanças culturais e sociais da época por meio de escolhas estilísticas precisas.

    A entrada na nova década se traduz no guarda-roupa das personagens. Por meio de silhuetas mais estruturadas, tecidos luxuosos e acessórios discretamente modernos. Vestidos de corte enviesado, tecidos como cetim de seda e chiffon, chapéus cloche em versão sofisticada e joias art déco aparecem com destaque, sinalizando uma fase de modernização contida. Porém, de forma enraizada nos códigos de classe e tradição britânica.

    Notadamente, Lady Mary, interpretada por Michelle Dockery, continua a incorporar com perfeição o espírito da mulher moderna da época. Equilibrando sobriedade e sensualidade com trajes que evocam a sofisticação minimalista.

    Já as matriarcas restantes da série mantêm a opulência de bordados manuais, golas altas e brocados. Sugerindo uma continuidade estética da linhagem Crawley. A presença de novos personagens promete ampliar o espectro visual, introduzindo influências externas e sugerindo um cosmopolitismo discreto, porém eficaz.

    Enquanto o público se despede dos salões ornamentados da Abadia, a moda permanece como o principal condutor visual da narrativa. Por fim, a direção de arte e o figurino, tradicionalmente assinados com precisão quase museológica, continuam a transformar cada cena em uma composição digna de editorial de alta-costura.

    Confira o trailer completo:

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