FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    São Paulo registra aumento do custo de vida e tem aluguél considerado maior do Brasil

    Com aluguel mais caro do Brasil, o custo de vida da capital paulistana tem impactado diretamente classes de menor renda e os jovens, que tem optado em migrar para o interior.

    São Paulo registra aumento do custo de vida e tem aluguél considerado maior do Brasil

    Com aluguel mais caro do Brasil, o custo de vida da capital paulistana tem impactado diretamente classes de menor renda e os jovens, que tem optado em migrar para o interior.

    POR Gabriel Fusari

    O sonho de trocar o interior pela capital já inspirou histórias, músicas e filmes sobre quem buscava novas oportunidades em São Paulo. Mas, desde a pandemia, esse movimento tem se invertido: cada vez mais pessoas – entre elas muitos jovens – estão deixando a metrópole para voltar ao interior, principalmente por causa do custo de vida cada vez mais alto.

    São Paulo, que atingiu o pico de 11,5 milhões de habitantes em 2019, registrou uma redução de 0,7% em sua população até 2023. É o primeiro declínio consistente em um século, motivado por fatores como a queda na taxa de natalidade, o aumento do número de óbitos e, sobretudo, o peso crescente das despesas para viver na maior cidade do Brasil.

    Atualmente, São Paulo é a capital mais cara do país, liderando o ranking global de custo de vida da consultoria Mercer, onde avançou 28 posições em 2024, alcançando o 124º lugar entre 226 cidades. Esse aumento reflete a alta da inflação e a valorização do dólar, que impactaram diretamente os preços de alimentos, transporte, saúde e energia.

     

    ALUGUEL

    Quando o assunto é moradia, o custo de vida se torna ainda mais elevado. Segundo o Índice FipeZAP, que acompanha a variação dos valores de aluguel em 36 cidades brasileiras, São Paulo registrou até dezembro de 2024 a maior alta no país. O preço médio do aluguel na capital chegou a R$57,59 por metro quadrado, o que significa que o valor para viver num imóvel de 50 m² custa, em média, R$2.879. Isso sem incluir despesas adicionais como condomínio e IPTU.

     

    CUSTO DE VIDA

    O Índice de Custo de Vida por Classe Social (CVCS), medido pela FecomercioSP, revelou que o custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo encerrou 2024 com alta de 4,9%, acima dos 3,83% registrados em 2023. As classes de menor renda sentem esse impacto de forma mais intensa, já que alimentos e transportes, que tiveram altas significativas, representam uma parcela maior de seus gastos.

    Enquanto isso, o interior e as cidades mais próximas da capital se tornam uma alternativa cada vez mais atrativa, oferecendo uma combinação de menor custo de vida e qualidade de vida superior, atraindo aqueles que buscam fugir do peso financeiro da metrópole sem abrir mão de seus sonhos e projetos.

    Não deixe de ver
    Data, horário e mais: O que você precisa saber antes da estreia da quinta temporada de ‘Emily em Paris’
    Novo Air Force 1 Low ‘Glam Rock’ eleva personalidade e atitude ao sneaker icônico
    Timothée Chalamet surge em estreia de ‘Marty Supreme’ combinando look laranja com a mãe
    Rihanna
    Lady in red! Com jaqueta vermelha, Rihanna combina luxo da Celine e boné de NY
    A$AP Rocky
    A$AP Rocky revela capa do álbum ‘DON’T BE DUMB’ e filme com Tim Burton
    ‘Pink Is The New Black’: Fragment revela nova coleção em parceria com o grupo BLACKPINK
    Tommy Hilfiger anuncia piloto Sergio Pérez como novo embaixador global de linha masculina
    Morre Antony Price
    Morre Antony Price, designer britânico que vestiu a banda Roxy Music
    Heloisa Hariadne constrói sua pintura a partir da intuição, do tempo e do sentir
    Livia Nunes
    Em parceria com a Dior, Livia Nunes abre as portas de sua casa para noite de celebração