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    COMO A TAXA DAS BLUSINHAS AJUDOU AS MARCAS NACIONAIS

    Aumento no ICMS para 2025, crescimento de vendas nacionais e diminuição do consumo extrangeiro, confira os impactos nesses 6 meses de projeto. 

    COMO A TAXA DAS BLUSINHAS AJUDOU AS MARCAS NACIONAIS

    Aumento no ICMS para 2025, crescimento de vendas nacionais e diminuição do consumo extrangeiro, confira os impactos nesses 6 meses de projeto. 

    POR Gabriel Fusari

    No ano passado, os consumidores brasileiros viveram uma montanha-russa de emoções com os novos impostos sobre compras feitas em plataformas internacionais. Quem se beneficiava da isenção de impostos foi surpreendido, em agosto, com a implementação da impopular Taxa das Blusinhas, que estabeleceu um imposto de 20% sobre compras internacionais de até US$50.


    Agora, com o aumento do ICMS de 17% para 20% nos estados, o valor pago deve aumentar ainda mais. A medida será válida a partir de 1º de abril de 2025, afetando compras realizadas em plataformas digitais internacionais, como Shein, Shopee e AliExpress, resultando num imposto total de 60%. 

     

    Por outro lado, o varejo nacional observou um aumento nas vendas no mercado de moda. De acordo com o Santander e o JPMorgan, muitas das grandes gigantes de moda estão aproveitando esse bom momento — algumas, inclusive, têm suas ações recomendadas para compra na bolsa de valores. A C&A viu suas vendas crescerem 19% em relação ao mesmo período de 2023, liderando o setor. A Renner, recomendada pelo JPMorgan como um bom ativo, registrou um crescimento de 12%, seguida pela Riachuelo. Em uma análise geral, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio realizada pelo IBGE, o mercado de vestuário cresceu 6%. 

     

    Esse crescimento tem dado fôlego ao setor que vai enfrentar em 2025 a chega ao país de uma nova concorrente, a rede sueca de fast fashion H&M.

     

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