FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Marc Jacobs o precursor da estética vintage

    15 coleções que comprovam a sua predileção e obsessão pelo passado, influenciando estéticas e uma nova geração de estilistas.

    Marc Jacobs o precursor da estética vintage

    15 coleções que comprovam a sua predileção e obsessão pelo passado, influenciando estéticas e uma nova geração de estilistas.

    POR Vinicius Alencar

    Pode parecer até exagero, mas até um passado recente, estilistas que olhavam para o passado ao invés do presente ou futuro eram criticados com unanimidade, afinal a moda até então era sobre propor algo “novo”. Em 1971, quando Saint Laurent desfilou “Liberation”, que remetia à recessão pós-guerra dos anos 1940, a coleção foi chamada de “a mais feia do ano”. Yves tinha se inspirado em Paloma Picasso, amiga-musa que vestia boa parte das roupas garimpadas em mercados de rua, algo até então não visto como cool, tampouco com bons olhos. 

     

    Corta para o final dos anos 1990, Marc Jacobs era um dos nomes mais quentes e, dentre suas habilidades, uma em específico se destacava: atualizar clássicos. Claro, na virada para o novo século havia um quê de nostalgia no ar, mas foi Marc realmente o precursor e o que fez especialmente o termo “vintage” se popularizar. 

     

    Se para alguns poucos o estilista era “pouco inovador e preguiçoso”, para outros muitos essa proposta de olhar para o passado o tornava encantador e especial. Tanto que podemos afirmar: Jacobs influenciou toda uma nova geração de estilistas a reinterpretar o preppy, o ar brecholento, a carinha vintage… 

     

    Muito antes da garota Miu Miu ser weird e sexy, ele já idealizava essa mulher que brinca com diferentes décadas e se veste com lançamentos e outros itens garimpados, seja em brechós (até então o termo second hand ainda não tinha surgido), seja no guarda-roupa da avó onde achava relíquias e tirava o cheiro de guardado. Marc recentemente foi o primeiro editor convidado da Vogue America, seria uma forma de Anna Wintour mostrar às novas gerações o seu peso e genialidade?

    Não deixe de ver
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas
    Giovanna Lancellotti aposta em vestido de noiva assinado por Giambattista Valli em 3ª cerimônia