FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Demi Moore estrela filme de terror feminista em Cannes

    “The Substance” reflete sobre padrões de beleza, misoginia, juventude, fama e obsessão pelo novo, em seu sentido mais amplo.

    Demi Moore em The Substance, 2024.

    Demi Moore estrela filme de terror feminista em Cannes

    “The Substance” reflete sobre padrões de beleza, misoginia, juventude, fama e obsessão pelo novo, em seu sentido mais amplo.

    POR Vinicius Alencar

    Foram 13 minutos de aplausos entusiasmados já na primeira exibição de “The Substance”, neste final de semana, durante o Festival de Cannes. O longa da francesa Coralie Fargeat é estrelado por Demi Moore, Margaret Qualley, e uma sinopse assustadoramente real e contemporânea, que mistura padrões de beleza, envelhecer, feminismo e… terror. 

     

    Segundo a crítica, a diretora não mediu esforços para criar uma áurea repugnante e questionar os padrões impostos pela sociedade quanto ao corpo feminino. Tudo começa com uma atriz ganhadora do Oscar que, ao alcançar os 50 anos, segue os caminhos de uma espécie de Jane Fonda e usa de sua carreira – e beleza – para se tornar uma guru fitness. Nessa vida marcada por aparência e medida pela juventude eterna, tudo começa a ruir quando descobre que produtores do seu projeto fazem comentários pejorativos da sua imagem. 

     

    Na estrada ao ver um outdoor com o seu rosto estampado ser derrubado é outro momento bem crucial e simbólico, reflexo dos nossos tempos em que a obsessão não só pela juventude como por novos rostos vive o seu ápice. Numa versão mais sombria e assustadora de “A Morte lhe Cai Bem”, com toques de “A Malvada”, “Possessão”, o papel de Demi descobre uma forma um tanto macabra de estender sua juventude, com um corpo-clone de Qualley, e as coisas vão se tornando cada vez mais intensas… 

     

    Unidas por uma mesma consciência, elas são obrigadas a intercalar a existência a cada 7 dias, mas se por um lado há uma vida carente de atenção e querendo vingança, do outro há uma jovem fascinada pela atenção e fama. Narcisismo, egocentrismo, medo, insegurança, superficialidade e profundidade “vão se misturando e fazendo do longa algo único”, segundo Indie Wire e outras críticas recém divulgadas. 

     

    Ainda sem data “The Substance”, deve chegar ao Mubi e aos cinemas selecionados ainda este ano. Por aqui já estamos ansiosos! 

    Não deixe de ver
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas
    Giovanna Lancellotti aposta em vestido de noiva assinado por Giambattista Valli em 3ª cerimônia