FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Conheça o estilo da banda Måneskin

    Descrito como glam rock e andrógino, o estilo do grupo italiano apadrinhado por Alessandro Michele é tão icônico quanto o seu talento musical.

    Conheça o estilo da banda Måneskin

    Descrito como glam rock e andrógino, o estilo do grupo italiano apadrinhado por Alessandro Michele é tão icônico quanto o seu talento musical.

    POR Laura Budin

    A banda italiana de nome dinamarquês, vencedora da competição Eurovision 2021, Måneskin, desembarcou no Rio de Janeiro na última segunda-feira (30/11) para realizar seus shows da turnê RUSH! no Brasil. Composta pelo vocalista Damiano David, a baixista Vic De Angelis, o guitarrista Thomas Raggi e o baterista Ethan Torchio, Måneskin vêm conquistando o mundo da música – e da moda – com seu pop rock disruptivo e ousado, alcançando uma carreira internacional com seu terceiro álbum lançado no início deste ano.

    Donos de hits como ‘‘Zitti e Buono’’, canção apresentada no final do Eurovision 2021, ‘‘I WANNA BE YOUR SLAVE’’ e o popular cover de ‘‘Beggin’’, Måneskin utiliza da moda para celebrar e amplificar a mensagem de uma juventude com identidade livre e sem rótulos. Durante os últimos anos, momentos marcantes da banda juntam o talento musical dos integrantes com uma moda conectada à auto-expressão e o conceito de queerness.

    Este ano, em uma celebração realizada em Roma, a banda se casa em um matrimônio de amigos em cerimônia oficializada por ninguém mais, ninguém menos que Alessandro Michele, ex-diretor criativo da Gucci. Assim, com a frase “em nome de Apollo, Elvis e Jimmy Page”, Michele oficializa, mais uma vez, a relação entre a moda e música criada pela banda. No casamento, todos os membros utilizavam trajes brancos e peças clássicas, icônicas e caricatas como véus, saias, cartola, luvas, renda e acessórios enquanto seguravam buquês de rosas vermelhas.

    A banda concretizou o seu compromisso com a moda quando seu juntou a Michele, que descreve o seu relacionamento com o grupo como: “Quando finalmente nos conhecemos, foi como quando você faz sexo pela primeira vez com a pessoa de quem gosta e diz: ‘Era óbvio que nós íamos fazer amor de uma forma extraordinária’”. Desde então, mesmo com a saída de Michele, Gucci e Måneskin vêm trabalhando juntos em diversos looks de premiações e shows.

    No entanto, seu gosto pelo ousado não é de hoje. Desde o momento em que Måneskin ganha o Eurovision 2021 usando um figurino vinho metalizado feito sob-medida pela marca Etros, a banda é marcada por apresentar um estilo único e expressivo. O figurino exalava referências de clássicos músicos como David Bowie, Destiny Child’s e Jimi Hendrix e concretizava a banda não apenas como um ‘‘achado’’ musical, mas também, como uma referência estética para a moda.

    Durante a produção do videoclipe de MAMMAMIA, uma das faixas mais marcantes do recente álbum RUSH!, Damiano comenta de onde vieram suas referências para o visual utilizado no clipe em uma entrevista para GQ: ‘‘Eu queria parecer a estrela pop dos paparazzi, como Lindsay Lohan com as camisetas icônicas e Brittney. Eu queria ser como elas’’.

    A relação da banda com estereótipos queer – que geram até mesmo comentários homofóbicos – é de longe um dos assuntos mais comentados quando discutem o estilo de Måneskin. Todos os membros já confessaram não se importar com o que dizem e que estão ali apenas para se divertir: ‘’Nós sempre tentamos coordenar nossos looks e pronto. (Damiano). A gente só se diverte, gosta de experimentar e misturar tudo (Vitória)’’.

    No entanto, diversas vezes o grupo utiliza da abertura que tem com o público e os fãs para bater na tecla de que estilo é algo pessoal e que não deveria entrar em questões s de gênero e sexualidade. A baixista, Vic, que diversas vezes utiliza de figurinos topless nas apresentações, fala sobre o papel da moda na auto expressão: ‘’Acho que é muito importante que todos se sintam livres para serem eles mesmos, com o seu corpo, mas também com o seu gênero e sexualidade e apenas com quem você é em geral’’. Já Ethan, baterista, também comenta sobre estereótipos ligados ao seu cabelo longo: ‘‘Muitas pessoas me confundem com uma figura feminina só por conta do meu cabelo, que é uma coisa real, claro, mas para mim também é um conceito de liberdade’’.

    Quando perguntados sobre o seu estilo em uma entrevista para o The New York Times, a banda relata que seu maior desafio foi se desvincular dos padrões conservadores italianos: ‘‘Se você for a Londres ou Berlim, ninguém se importa com o que você está vestindo. Mas em Roma, se você andar na rua, garotos usando maquiagem ou coisas assim, todo mundo faz você parecer que é o Diabo’’, comenta Vic.

    ‘‘Nossas roupas são como um outdoor que diz: “Chegamos. Olhe para nós.” É uma forma de tornar a nós mesmos e à nossa mensagem mais legíveis e impactantes. Sempre tivemos a visão de que, para fazer isso, teríamos que cuidar de todo o 360º – não apenas da música, mas de nossa aparência e de como usamos as mídias sociais e de como tocamos, o que tocamos, onde tocamos. Nossa atitude’’, relata por fim Damiano descrevendo o estilo e o propósito de Måneskin globalmente.

    Impecáveis e polêmicos, Måneskin prova que não só de música se constrói uma carreira internacional. A banda realiza shows no Brasil no Rio de Janeiro no Qualistage dia 01 de novembro e no Espaço Unimed, em São Paulo, no dia 03 de novembro.

    Não deixe de ver
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas
    Giovanna Lancellotti aposta em vestido de noiva assinado por Giambattista Valli em 3ª cerimônia