“As roupas são uma ferramenta de expressão e não possuem gênero. Uma coleção de moda masculina, na verdade, para mim é uma coleção de itens para quem quer acomodar seus próprios corpos em um determinado tipo de silhuetas e looks. A verdade é que os homens evoluíram tanto nos últimos anos que senti a necessidade de criar um momento dedicado a este movimento contínuo de crescimento e mudança pessoal”, escreveu o diretor criativo da Valentino Pierpaolo Piccioli em seu perfil pessoal minutos antes do show.
A intro lúcida e poética só mostra como o estilista consegue aliar seu olhar com uma sensibilidade muito particular e contemporânea. Mestre das cores, Pierpaolo explorou todos seus tons e combinações preferidas: preto e branco, nuances de vermelho, o emblemático pink e tons esmaecidos e adocicados. Intitulada “The Narratives”, a coleção é um sopro de frescor e liberdade, discutindo sobre passado e presente, identidade e gênero com uma sutileza inigualável. Para inserir um toque de realidade, afinal é preciso, um bloco final com peças em um jeans molengo e gravatinhas fininhas. Cerebral, mas sem ser levar à sério.