FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Conheça PiryGótik, coletivo carioca que quer furar a bolha através de suas criações de moda

    Conheça PiryGótik, coletivo carioca que quer furar a bolha através de suas criações de moda

    POR Guilherme Rocha

    A PiryGótik nasceu em janeiro de 2022 como um coletivo de criativos que, entre troca de referências e vivências, começaram a desenvolver estampas e combiná-las com peças de roupa para se divertirem nas pistas do Rio de Janeiro. Idealizada pelo casal carioca de artistas visuais Maria Clara Tecidio e Leonardo Portilho, a coleção chama atenção não apenas pela ousadia, mas por todo o contexto que está por trás das criações.

    Juntos, criaram a narrativa que deu nome às primeiras estampas e ao próprio projeto, partindo da ideia de um projeto visual e performático direcionado para estamparia.

    “A partir da criação de um storytelling inspirado em nichos sociais, associamos personagens às estampas, figurando o movimento”, revelam. As “góticas”, que seriam as pessoas com um estilo mais dark, inspirado no gótico e no emo, as “pirys”, inspiradas nas patricinhas e em pessoas com um estilo mais soft e girly, as “rolezeiras”, de personalidades mais fluidas, que circulam entre os outros grupos, e por fim, as “panques”, essas mais inspiradas nas punks e metaleiras. A mistura de tudo isso é o que inspira as estampas e o conceito PiryGótik.” 

    Em setembro de 2022 fizeram uma instalação com peças de roupa e móveis do coletivo, durante a festa Lâmina, idealizada e criada por Asafe Malafaia e que serviu como termômetro para este lançamento.

     

    View this post on Instagram

     

    A post shared by LÂMINA 20/02 (@festalamina)

    Sua primeira coleção, com mais de 40 peças e estampas exclusivas, nasceu com o objetivo de furar a bolha do eixo Rio-SP, onde suas criações já ganharam um público bastante fiel.

    O drop é marcado pelo uso das cores preto e vermelho que remetem ao clube de futebol carioca, Flamengo; nota-se também a combinação de verde e rosa que faz alusão à escola de samba Mangueira, dois símbolos bem cariocas. “Com esse primeiro drop, queremos estampar corpos e desenvolver looks ergonômicos para todas as horas do verão”, refletem.  Além disso, nessa fase inicial também contaram colaboração da estilista Ana Júlia Colombo, fundadora da marca @volupte___.

    A primeira leva de peças inclui biquínis, bermudas de nylon, tops, saias, vestidos, camisas, segunda pele, lingerie e até uma mochila/carteira criada em parceria com o designer Guilherme Sartori

    Segundo Maria Clara e Leonardo, a PiryGótik quer “dialogar com o público que persiste numa vivência urbana e nas cenas contemporâneas que se formam a partir dos encontros entre grupos sociais divergentes”. E eles não sonham baixo. Já está nos planos do coletivo a realização de um desfile.

    Não deixe de ver
    Borsetto: Descobrimos a ‘it-bag’ aprovada pelas celebridades que vai dominar 2026
    Jeans vintage? 5 calças jeans icônicas dos anos 90 que serão tendências em 2026
    PatBO lança linha de sapatos autorais e domina o tapete da Semana de Moda de NY
    Dua Lipa elege vestido preto da Chanel e joias da Bvlgari para red carpet com Callum Turner
    Couro, cachecol e item da Chanel: Rihanna e A$AP Rocky celebram Valentine’s Day com looks combinados
    Nova era! Loewe inaugura nova fase com dupla criativa e campanha dá spoiler de coleção
    Plumas e acessórios: Um zoom nos looks de Camila Pitanga como Rainha do Baile do Copa
    Na Bahia, Bruna Marquezine se joga no estilo boho com vestido ultra raro de marca famosa em Hollywood
    Sasha Meneghel aposta em vestido de grife italiana para curtir Carnaval em Salvador
    Sabrina Sato une folia e alta costura ao usar peça da Schiaparelli em fantasia de Carnaval