FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Denim City SP quer conectar o mercado e provocar inovação aliada à sustentabilidade

    Projeto fundado em Amsterdã ganha versão brasileira instalada no tradicional bairro do Brás

    De origem holandesa, a Denim City aterrissou em São Paulo em outubro do ano passado durante a pandemia, com a proposta de conectar diversos pontos da cadeia produtiva do jeans e criar um hub de iniciativas de inovação, sustentabilidade e tecnologia. A marca é fruto da iniciativa de um grupo de empresários que foi buscar em Amsterdã esse modelo de negócios para fortalecer a indústria brasileira, inaugurando a segunda (e maior) Denim City no mundo por aqui.

    A versão brasileira do projeto reune sob o mesmo teto alguns dos principais agentes da indústria de jeans em um galpão restaurado com impressionantes 4,8 mil metros quadrados no bairro do Brás, tradicional por reunir centenas de confecções. O espaço reúne showrooms, auditório, co-working, três restaurantes e uma loja conceito, reunindo algumas marcas premium de jeans, entre elas a Blue&Cool, neomarca que surgiu junto com a Denim City. Além disso, o espaço também abriga a Denim City Academy, um misto de escola e oficina de jeans destinada a disseminar o conhecimento técnico na produção de jeans e as tecnologias mais inovadoras do mercado.

    O Brasil tem um histórico importante no seguimento do jeanswear. Nos anos 90, o mercado viveu um boom de marcas de jeans liderado por grifes como Zoomp, Forum e Ellus. Com o passar dos anos, os rumos desse mercado foram mudando e o jeans nacional deixou de ser o jeans mais desejado pelo consumidor, que migrou para marcas italianas, japonesas e holandesas (o novo polo do jeans mundial). Para Maria José Orione, profissional com anos de expertise no setor jeanseiro e atual diretora acadêmica da Denim City São Paulo, o que falta ao mercado das marcas de jeans no Brasil atualmente é investimento em branding, confiança no DNA de suas próprias marcas, profissionalização do setor e principalmente, abandonar o ciclo vicioso do preço e partir para um ciclo virtuoso de criatividade e sustentabilidade.

    O mercado de jeans e a sustentabilidade350-milhoes-de-pecas-por-ano

    Atualmente a produção de jeans gira em torno de 350 milhões de peças por ano, encabeçada por mais de 6 mil empresas e 300 marcas que dividem a maior parte do mercado. A produção de jeans no Brasil equivale a 15% do faturamento total desse mercado. Por outro lado, a produção do jeans também é um dos setores mais poluentes da moda, daí a necessidade de iniciativas que buscam criar o jeans do futuro, menos poluente e mais sustentável.

    “As indústrias do denim (tecido que do qual o jeans é fabricado) no Brasil são empresas grandes e sólidas e todas com um trabalho muito responsável quanto à sustentabilidade com ETE’s (Estações de tratamento de Efluentes) tratando e devolvendo a água em melhores condições relativamente à água captada, com reuso de água e geração de calor a partir de fontes renováveis, utilizando produtos químicos modernos e salubres e em sua maioria todas signatárias do programa ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals – Descarga zero de produtos químicos perigosos) um Road Map para guiar as cadeias de valor rumo ao uso mais seguro de produtos químicos, para um planeta mais limpo e um futuro melhor” nos conta Maria José.

    No entanto, a sustentabilidade ainda não é uma máxima na indústria do jeans: “A medida que vamos caminhando na cadeia rumo ao varejo, o tamanho das empresas vai diminuindo e a consciência da necessidade de produções limpas e sustentáveis vai se diluindo, por isso nós da DCSP estamos trabalhando junto aos parceiros do projeto para, através da educação e da conscientização, levarmos à cadeia ‘rumo à um azul mais brilhante'” . 

    O Denim City São Paulo é um espaço aberto à visitação e mais informações sobre os cursos e o funcionamento do espaço podem ser encontrados no site do projeto.

    Não deixe de ver
    Embaixadora da marca, Emma Corrin brilha com look da Miu Miu no Festival de Veneza 2025
    Estilo de nova-iorquino com pegada atual: Hailey Bieber lidera campanha de outono da DKNY
    A aniversariante mais fashion da semana! Confira os looks mais icônicos de Zendaya em red carpets
    Ela está de volta! Sydney Sweeney estrela nova campanha de outono da Jimmy Choo
    Com toque intimista e sofisticado, Sofia Coppola estreia documentário sobre Marc Jacobs
    Proenza Schouler anuncia Rachel Scott como nova diretora criativa da marca
    Chloë Grace Moretz e Kate Harrison se casam usando trajes elegantes da Louis Vuitton
    Post Malone entra oficialmente no mundo fashion com primeiro desfile da Austin Post
    Loewe Technology se une à joalheria Jacob & Co. e lança headphones com pedras preciosas
    Duas décadas! Rihanna celebra os 20 anos de carreira com coleção de luxo exclusiva