FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Dior é criticada por se apropriar da cultura nativa americana em campanha do perfume Sauvage
    Johnny Depp na nova campanha do perfume Sauvage / Reprodução
    Dior é criticada por se apropriar da cultura nativa americana em campanha do perfume Sauvage
    POR Redação

    Após Dolce & Gabbana, Gucci, Prada e Versace, é a vez da Dior entrar na mira do público por conta da nova campanha de seu perfume masculino Sauvage.

    A Dior postou neste fim de semana o filme com Johnny Depp (veja abaixo), que a marca chama de uma “jornada autêntica e profunda na alma do nativo americano em um território sagrado e secular”. Muitos dos seguidores começaram a deixar respostas e a postar no Twitter acusando a marca de apropriação cultural. Os posts da Dior foram apagados (estão somente na @diorparfums), causando ainda mais antipatia e exigências de um pedido formal de desculpas.

    O anúncio mostra um performer dançando à batida de um tambor e uma narração que diz “We are the land. Dior”. Trata-se de Canku Thomas One Star, membro da tribo Rosebud Sioux. A atriz nativa americana Tanaya Beatty também participa do filme. Depp pode ser visto com um chapéu de cowboy e a aparência que nunca mais conseguiu se livrar desde Piratas do Caribe.

    No release oficial da campanha, a Dior explica que “assim que começamos a evocar imagens e símbolos dos nativos americanos neste novo filme, a Dior, o diretor Jean-Baptiste Mondino e Johnny Depp decidiram imediatamente entrar em contato com consultores nativos americanos que são cidadãos de Comanche, Isleta e Taos Pueblos e a nação Pawnee, com anos de experiência no combate à apropriação cultural e na promoção da inclusão autêntica”. 

    A marca também conta que trabalhou ao lado da agência Americans for Indian Opportunity, que aprovou o conteúdo completo do filme, do roteiro e locação ao figurino.

    View this post on Instagram

    Even wilder than before, Johnny Depp is at one with nature, reconnecting with a land where boundaries are made to be pushed. • #diorparfums #diorsauvage #johnnydepp

    A post shared by Dior Parfums (@diorparfums) on

    Mas parece que os esforços da Dior em fazer algo sem a conotação de apropriação não foram suficientes. A própria atriz Tanaya Beatty levou a conversa para o Instagram, opinando e explicando sua participação na campanha. Em vez de apoio (afinal, ela tem lugar de fala na questão), Tanaya foi muito questionada por ter participado e endossado o anúncio.

     


    View this post on Instagram

    I am inspired by the conversation happening in our community and beyond and want to participate in it #sauvagedior

    A post shared by Tanaya Beatty (@tanayabeatty) on

    Assista ao filme completo abaixo:

    Não deixe de ver
    Keke Palmer chama atenção ao usar vestido vintage da Versace em tapete vermelho
    ‘Holi Dreams’: Mixed apresenta uma nova versão de verão luxuoso e inspirado na Índia
    ‘The One’: Vivara lança nova coleção de relógios automáticos com 24 rubis no mecanismo
    Na China, nova exposição aprofunda carreira e legado da lendária Vivienne Westwood
    Outono 2025: Kate Moss estrela prévia de nova coleção da Saint Laurent
    Net-A-Porter lança uma curadoria especial de desejos para o pré-outono 2025
    Amor no ar! Burberry apresenta coleção cápsula inspirada no Dia dos Namorados chinês
    Rare Beauty anuncia o lançamento do primeiro perfume da marca, ‘Rare Eau de Parfum’
    Jenna Ortega usa look ousado da coleção de outono 2025 da Givenchy para evento de ‘Wandinha’
    Moncler anuncia local de primeiro desfile da coleção outono-inverno nos EUA; saiba onde