FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Amazon lança The Drop, com coleções que ficarão disponíveis por apenas 30 horas
    Imagem do The Drop, novo projeto da Amazon / Reprodução
    Amazon lança The Drop, com coleções que ficarão disponíveis por apenas 30 horas
    POR Camila Yahn

    “Never before … maybe never again. Limited-edition street style, designed by global influencers.”

    (Nunca antes … talvez nunca mais. Streetstyle em edição limitada, criado por influenciadores globais)

    Assim é como a Amazon descreve seu novo projeto, The Drop. Ainda sem data de lançamento, o Drop se inspira no modelo de distribuição que fez a Supreme virar um negócio de bilhões de dólares. Em poucas linhas, ele consiste em lançar coleções menores e limitadas que entram e saem das lojas todos os meses, de maneira que a marca tem sempre novidades, mas você precisa chegar logo se quiser comprar. Espertamente, o slogan da Amazon para essa empreitada resume bem o processo: never before, maybe never again.

    O drop saiu da vanguarda do streetwear para ser adaptado por marcas de moda de luxo e agora chega ao outro extremo: uma gigante digital multinacional.

    Soma-se a isso o poder que os influenciadores têm na hora de induzir uma compra entre seus seguidores. O projeto fará uma parceria com trendsetters globais (Paola Alberdi, Sierra Furtado, Patricia Bright e Emi Suzuki) que serão os criadores das linhas e irão ajudar os consumidores “a se vestirem da cabeça aos pés em suas coleções de edição limitada. Nossos influenciadores baseiam-se nas tendências ao seu redor, oferecendo acesso ao estilo global”, segundo a Amazon.

    Cada coleção individual ficará à venda por apenas 30 horas ou menos porque os tecidos e materiais usados são limitados. E as peças serão produzidas somente após uma encomenda para reduzir desperdícios. Para descobrir quando cada drop irá chegar, é só cadastrar seu número de celular para receber avisos via mensagem de texto.

    A ideia da produção limitada é manter as peças em demanda e o desejo sempre aceso. E como sabemos, demanda cria desejo e desejo cria demanda.

    No caso das marcas de streetwear, o nível de autenticidade de um drop é alto; na Amazon deve funcionar de outra maneira, já que por trás das criações estão influenciadores e não designers, inspirando-se em tendências globais em vez de ideias próprias. Quando ela fala em drop, não está -naturalmente – se dirigindo a mesma turma que faz fila na porta da Supreme e sim para o público de massa que, assim como a Amazon, pega a “moda” lá na frente, em seu último suspiro.

    Já tem especialistas que dizem que o streetwear já passou. Gosha Rubchinskiy, estilista russo que tem um grande following de aficcionados por moda, fechou sua marca para abrir a GR-Uniforma, debruçando-se numa investigação acerca dos uniformes, que para ele, representa o agora. O consultor e diretor criativo Nicola Formichetti, que esteve no Brasil recentemente, também me disse que a era streetwear está com os dias contados.

    Mas assim funcionam as tendências na moda, como o movimento do sol: nasce de um lado e morre do outro. Resta saber se a gigante digital irá conseguir manter o status cult característico do drop.

    Não deixe de ver
    Glastonbury 2025: Confira os looks das cantoras que mais chamaram a atenção no festival
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas