FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Após cinco edições no SPFW, a capixaba Borana encerra com ótimo desfile o projeto Top 5
    Look do desfile da marca Borana / Agência Fotosite
    Após cinco edições no SPFW, a capixaba Borana encerra com ótimo desfile o projeto Top 5
    POR Camila Yahn

    Colaborou Guilherme Meneghetti

    Aconteceu hoje o encerramento do projeto Top 5 no SPFW. A iniciativa, uma parceria do Sebrae com o Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), busca inserir pequenas negócios no circuito da moda ao oferecer uma consultoria 360º e acompanhamento de um grupo multidisciplinar que auxilia todo o processo, desde a estruturação das coleções e produtos, formatação de preço e relacionamento com fornecedores à construção da imagem e comunicação. Cinco marcas de todo o Brasil participaram desse processo ao longo de 18 meses e apresentaram suas coleções nas últimas cinco edições do SPFW, aproveitando a projeção e visibilidade que a semana de moda proporciona.

    Para fechar esse ciclo, o projeto elegeu a Borana, marca capixaba de beachwear para apresentar sua coleção no SPFW N47. “Esse foi o desfile mais desafiador e, ao mesmo tempo, o que fiquei mais tranquila”, conta a diretora criativa, Patiara Aguiar. “Foi muito aprendizado e evolução ao longo do processo. Nunca tinha feito um desfile antes, minha estreia foi no SPFW. Imagina! Não sabia como funcionava o processo. Contei com a ajuda de uma galera fera que estava por trás do projeto e que foi muito importante pra esse crescimento”.

    Para ela, o resultado pôde ser visto em todos os aspectos, da visibilidade e parcerias aos pontos e aumento de vendas – hoje a marca conta com três lojas físicas no Espírito Santo, está presente em multimarcas em São Paulo, Rio de Janeiro e Fernando de Noronha, exporta para Portugal e Japão, além do e-commerce. “No começo, confesso que tinha um pouco de receio em ousar e a minha cliente, que é de praia, não entender bem esse conceito. Mas, não! Elas amaram e queriam exatamente o look que estava na passarela, daquele mesmo jeito. Foi aí que comecei a me dar conta que estávamos no caminho certo”.

    Seu desfile final mostra com clareza a enorme evolução da marca em termos estéticos, no sentido de agregar mais valor de design. Patiara se inspirou nos anos 70 e no reggae e faz um ótimo trabalho trazendo texturas rústicas para sua moda praia, que está mais para resort com tantos bons complementos, muito além do beachwear. Destaque para o trabalho artesanal que permeia a coleção, como o crochê de malha e patchwork. Lindos os looks que traziam cestas nas cabeças das modelos, fazendo um cross entre o artesanato brasileiro e o visual rastafari. O verão da Borana, daqui para frente, certamente estará em muitas praias, piscinas, cidades litorâneas e – por que não? – nas calçadas também.

    + Veja a coleção completa aqui

    Entre os planos da marca está a abertura de uma loja no Rio e uma em Portugal, onde a marca tem sido bem recebida.

     

    Não deixe de ver
    Chico Rei lança itens colecionáveis do Sport Club do Recife em nova colaboração
    Glastonbury 2025: Confira os looks das cantoras que mais chamaram a atenção no festival
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’