FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Economia afetiva: conheça o projeto Armário Coletivo, que incentiva novos hábitos de consumo
    Economia afetiva: conheça o projeto Armário Coletivo, que incentiva novos hábitos de consumo
    POR Camila Yahn

    Há três anos, a artista e artesã Carina Zagonel tomou uma atitude simples sem saber o quanto isso transformaria sua vida. Ela simplesmente deixou um par de tênis no muro de sua casa em Florianópolis com um recadinho onde se lia: “deixe aqui o que você não usa mais, mas que pode servir para os outros”. Em menos de uma hora, o tênis sumiu, mas a plaquinha permaneceu colada na parede. Embaixo dela, começou a surgir livros, louças, sapatos, roupas, sempre deixados no chão mesmo, na calçada. E durante um ano ela deixou essa plaquinha na rua sempre achando que uma hora ia acabar.

    Exatamente o contrário aconteceu e Carina construiu um armário para poder armazenar as doações e levou para uma rua mais movimentada. A ação foi batizada pelos próprios moradores de Armário Coletivo. Nascia aí um projeto calcado na economia criativa e afetiva, de pessoas para pessoas, e um convite para o desapego e consumo consciente.

    “Quando construímos o primeiro armário foi pra resolver um problema bem pontual da minha vizinhança. Não tinha noção do que se tornaria nem de que isso era necessário nos outros bairros. É necessário ter espaços de compartilhamento em todos os bairros. Hoje percebo isso de maneira muito clara”, conta em entrevista ao FFW.

    Carina Zagonel, idealizadora do Armário Coletivo / Reprodução
    Carina Zagonel, idealizadora do Armário Coletivo / Reprodução

    O Armário Coletivo então é um movimento de intervenção urbana que utiliza armários para transformar espaços públicos e criar novos hábitos de consumo. Eles são construídos a partir de materiais coletados nas ruas, produzidos com a ajuda da própria comunidade. E ficam abertos 24 horas por dia. As únicas regras para usa-los são:

    Deixe o que gostaria de receber

    Cuide como se fosse seu

    Compartilhe o que quiser

    Hoje o projeto é uma referência em Florianópolis, com 13 armários instalados pela cidade – e tem inspirado ações parecidas em outras regiões do país. A própria Carina não compra mais roupa nem para ela nem para o filho e marido – pega peças deixadas no armário. “O armário na rua é uma ferramenta pra que a gente faça a economia criativa girar. Mas ele é apenas uma etapa do processo. Temos outras frentes que o projeto abriu. É um movimento de cuidado com a nossa coisas, com a gente mesmo, com o nosso bairro, a nossa cidade. Também aproveitamos o recurso da costura para arrumar ou customizar as roupas e mostrar que temos que fazer durar”.

    Localização dos armários em Florianópolis / Reprodução
    Localização dos armários em Florianópolis / Reprodução

    Carina tem um ateliê em Florianópolis onde produz produtos a partir de matéria prima de reuso e também faz mosaicos – são de Carina muitos dos mosaicos das lojas L’Occitane Brasil.

    Agora, com sua iniciativa consolidada e ainda crescendo, ela espera que o Armário Coletivo continue sua função de agente transformador. “Espero que as pessoas passem a valorizar as coisas, que elas cuidem e que esse cuidado expanda pra fora das nossas casas para nossa rua, nosso bairro, nossa cidade. Que o compartilhar não é moda, não é uma tendência, é uma coisa permanente. O armário coletivo vem pra ampliar nosso olhar. Isso vai mudando nosso perceber das coisas, nosso mindset, que o que nos foi contado não é verdade”.

    Ficou inspirado e quer fazer na sua cidade? Entre em contato com eles por aqui.

    Não deixe de ver
    Luxo consciente! Marca de skincare Beau Domaine aposta em embalagens renovadas
    Marca esportiva inova ao lançar linha de toucas de natação para cabelos crespos, dreads e volumosos
    Casual e luxuoso! Dakota Johnson aposta em tênis chunky e bolsa Gucci maxi nas ruas de Nova York
    ‘Reborn Series: Iconic Stories’: Bvlgari aposta em série digital com ícones contemporâneos
    Oakley faz parceria e irá produzir viseiras espaciais para missão Artemis III ao polo sul lunar
    Nova fase na Marni: Meryll Rogge assume direção criativa da marca italiana
    Para a final masculina de Wimbledon, Lily Collins aposta em Calvin Klein; confira o look
    Ícone da nova geração, Wu Lei é o novo rosto da Burberry; saiba mais
    Soft Gloss Blonde! Schwarzkopf aposta em Lindsay Lohan para traduzir o luxo nos cabelos
    Esthera: bolsas para todas as horas do dia