FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Morre Judy Blame, designer de acessórios e um dos profissionais mais criativos e livres
    Judy Blame / Reprodução
    Morre Judy Blame, designer de acessórios e um dos profissionais mais criativos e livres
    POR Redação

    O diretor criativo britânico Judy Blame morreu aos 58 anos. Judy era diretor de arte, stylist, designer de acessórios, uma das pessoas mais criativas e livres da moda contemporânea. Judy veio ao Brasil diversas vezes, entre elas para participar da primeira edição do seminário Pense Moda e para fazer o styling do desfile de Reinaldo Lourenço no SPFW.

    Blame surgiu em Londres nos anos 80, em meio a cena clubber, e sua estética original e DIY chamaram a atenção desde o início. Ele mesmo criava seus acessórios com objetos como correntes, alfinetes, botões, ossos, abridor de garrafa, corda e o que mais cruzava o seu olhar, em peças cheias de volumes e texturas. “O próprio Judy é o que torna seu trabalho tão especial”, diz Marc Jacobs ao Financial Times. “Ele faz as coisas mais extraordinárias a partir de coisas comuns, botões e outras peças”.

    Ao longo de sua carreira, Judy trabalhou como consultor para diversos estilistas, como John Galliano, Marc Jacobs e Rei Kawakubo. Sua presença na música também foi importante. Ele criou a imagem para o álbum de estréia do Massive Attack, Blue Lines, em 1991, e fez o styling de Bjork em seu primeiro trabalho solo, Debut, além de também ter trabalhado para artistas como Boy George, Kylie Minogue e Neneh Cherry. Foi o clipe Manchild, de Cherry, que fez Riccardo Tisci se apaixonar pelo sportswear. Judy não apenas faz a direção de arte como também aparece no video.

     Seu trabalho com joias continuou ao longo de seus 35 anos de carreira e virou sua assinatura, sua marca registrada. Ele era sempre visto usando seus próprios acessórios e muitos ensaios de moda também exibiam suas peças statement.

    No ano passado, ele ganhou sua primeira exibição solo no ICA (Institute of Contemporary Art), em Londres. A mostra Judy Blame: Never Again reuniu joias, artes, colagens, roupas, sketchbooks, fotos de moda em uma chance única de mergulhar no trabalho desse artista.

    Judy nasceu em Devon e saiu de casa aos 17 anos, direto para Londres. “Eu estava preso numa cidade do interior, olhando para uma foto de Jordan”, diz sobre a modelo britânica que foi uma das figuras femininas fortes na cena punk dos anos 70. “Eu falei: desculpa, mãe. Te vejo em breve. Não está acontecendo nada pra mim aqui”.

    Um dos fatos que chamam a atenção em se tratando de Judy Blame é que ele nunca teve interesses financeiros. Em muitos momentos, ele poderia ter ido para o mainstream, mas sempre foi apaixonado pela cultura underground. “Eu nunca liguei se o meu nome aparecia ou não. Eu fico feliz em ter um trabalho e fazer parte de um ambiente criativo”, disse na entrevista ao FT. “Até gostaria de ser mais motivado pelo dinheiro, mas aí, isso me tornaria igual a qualquer outra pessoa. Gosto de acordar todo dia para fazer algo novo”. Uma de suas máximas era: “se você não tem, então faça!”. Foi o que ele fez durante toda a sua vida: criando o que não existia e transformando o ordinário em extraordinário.

    Não deixe de ver
    Em especial de Dia dos Pais, Bottega Veneta apresenta modelo de tênis repaginado
    ulia Mestre: entre vampiras, serpentes e feitiços sonoros, artista transforma vulnerabilidade em poder
    Nomes renomados e grandes novidades marcam agenda da Copenhagen Fashion Week
    Focada no estilo americano, Derek Lam e Frēda Salvador reinventam as sapatilhas de luxo
    Para evento de ‘Wandinha’, Jenna Ortega usa looks de Elena Velez e Vivienne Westwood
    Fim de uma era: ‘And Just Like That’ terá fim na terceira temporada e atriz se despede de Carrie
    Meio século! Bonpoint comemora 50 anos durante a Paris Fashion Week
    Prada lança perfume com campanha de novo embaixador global da marca, Tom Holland
    Lindsay Lohan reinterpreta look de Anna, de ‘Freaky Friday’, para divulgação de filme
    Pamela Anderson aposta em look full Gucci para gravação em Nova York