FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ugly chic: aumenta o frisson em torno do dad sneaker com o lançamento do novo tênis da Balenciaga
    Ugly chic: aumenta o frisson em torno do dad sneaker com o lançamento do novo tênis da Balenciaga
    POR Camila Yahn

    Na moda, às vezes não tem jeito. Num universo tão associado a beleza, causa estranhamento quando surge uma febre como a do dad sneaker, que nada mais é do que uma nova versão daquele tênis dos anos 90 que até hoje vemos nos pés dos nossos pais ou avós, em busca de conforto muito mais do que design.

    A diferença é que agora eles vêm em cores, materiais e acabamentos até então impensáveis para o modelo e a competição para ver qual é o tênis mais estranho – para não dizer feio em alguns casos – está acirrada.

    O hype começou em 2013 quando a adidas originals lançou o Ozweego em parceria com Raf Simons, que remetia aos Nikes e New Balances dos anos 90, mas com uma combinação de cor maravilhosa, sempre um ponto alto no trabalho de Raf. O tênis imediatamente ganhou status de cult e esgotou em pouquíssimo tempo em muitas lojas.

    No final da semana passada (21.09), os sneakerheads causaram tumulto nas redes com o lançamento do novo tênis da Balenciaga, o Triple S, já esgotado no e-commerce da marca (US$ 850). Ele apareceu pela primeira vez no desfile masculino de Inverno 17 da Balenciaga em Paris, com três camadas de sola e aparência desgastada. Isso rendeu até algumas piadas no Twitter e no Instagram, de pessoas comparando o modelo de luxo ao que o avô usa no dia a dia. O ponto alto do Triple S é o jogo de cores, além do conforto garantido.

    O tênis feio que virou cool – e até tendência – também aparece na Vetements (em parceria com a Reebok lançado em janeiro), Acne Studios… E claro, a Zara e a H&M já têm todos eles, haha. “Nos últimos dois anos, passamos de um minimalismo rígido em direção a um design mais maximalista”, disse ao BoF Brian Trunzo, editor de moda masculina do WGSN.

    E-commerces de luxo, como MatchesFashion e Mr. Porter, tiveram um crescimento de 150% nas vendas de sneakers. Segundo o escritório de análises NPG Group, o mercado de sneakers vendeu US$ 17 bilhões em 2015 e esse sucesso está vinculado a calçados que as marcas não esperariam que se tornassem tão populares. Para o comprador Damien Paul, o “tênis do pai” é o equivalente a uma it bag para o mercado masculino.

    captura-de-tela-2017-09-24-as-16-55-17

    Que o diga a Nike, cujo modelo Monarch está entre os mais vendidos da marca, já está em sua quarta versão e tem até contas no Instagram dedicadas a ele. É o tipo de produto que você não vai encontrar nas lojas conceito da Quinta Avenida ou na Oxford x Regent e sim em multimarcas mais populares. Jason Mayden, que criou a segunda versão, contou ao Business Insider que se inspirou em pessoas que significaram muito pra ele ao longo da vida. “Arquétipos da figura do pai, como treinadores, meu professor do quinto ano, meu professor de arte”.

    Um tênis com design aparentemente comum pode atrair consumidores mais velhos em busca de conforto e praticidade na hora de combinar quanto mais jovens e ligados em moda, que querem parecer que estão subvertendo as regras usando peças “normais”. É o normcore voltando a ganhar força, também impulsionado pelo Inverno 17 da Balenciaga.

    O termo criado para nomear essa nova leva de tênis – dad sneaker – fica só no nome mesmo, já que ele agora caminha nos pés da nova geração.

    Não deixe de ver
    Luxo consciente! Marca de skincare Beau Domaine aposta em embalagens renovadas
    Marca esportiva inova ao lançar linha de toucas de natação para cabelos crespos, dreads e volumosos
    Casual e luxuoso! Dakota Johnson aposta em tênis chunky e bolsa Gucci maxi nas ruas de Nova York
    ‘Reborn Series: Iconic Stories’: Bvlgari aposta em série digital com ícones contemporâneos
    Oakley faz parceria e irá produzir viseiras espaciais para missão Artemis III ao polo sul lunar
    Nova fase na Marni: Meryll Rogge assume direção criativa da marca italiana
    Para a final masculina de Wimbledon, Lily Collins aposta em Calvin Klein; confira o look
    Ícone da nova geração, Wu Lei é o novo rosto da Burberry; saiba mais
    Soft Gloss Blonde! Schwarzkopf aposta em Lindsay Lohan para traduzir o luxo nos cabelos
    Esthera: bolsas para todas as horas do dia