O desfile da Cotton Project foi uma continuação do exercício da temporada anterior, quando a marca explorou o universo do relaxamento. Agora, Varandas amplia sua busca estética comportamental para a questão da constante ansiedade e inquietação urbana que vivemos.
A coleção apresentou dois momentos. O primeiro, chamado de "Novos Velhinhos", surgiu em passeios pelo bairro de Higienópolis. "Os idosos do bairro parecem estar mais calmos, pois não usam internet", explicou o diretor criativo.
A cartela de cores e modelagens das calças e camisas parecem tiradas de um passeio pela Praça Buenos Aires. Conjuntos listrados em tons claros estilo pijama, calça de alfaiataria reta em veludo cotelê marrom e peças despreocupadas em tons de mostarda completaram o primeiro bloco.
Na evolução da pesquisa, a Cotton emergiu olhando para os mais jovens e nos caminhos recorrentes de cura à ansiedade e busca por paz de espírito. "Fui atrás do cosmos, meditação, astrologia e misticismo".
A marca acerta nos tons como verde menta e azul piscina e nas estampas que brincam com o retorno de saturno e o fim da ansiedade.
De maneira simples, "Anxiety Free" estampado no peito leva a moda para o lugar do sonho. Uma vida sem ansiedade é - para os tempos de hoje - tão fantasiosa como a vibração dos estilistas dos anos 1990, quando a passarela trabalhava uma realidade fictícia.
Hoje, o desfile reflete mais o comércio do que o sonho. Quando uma marca jovem e vibrante apresenta um manifesto anti-ansiedade, a mensagem é cool e necessária. Relevante para o seu público. (JORGE GRIMBERG)