FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Marca de estilista da Osklen, Muggia provoca desejo com moda exclusiva e sem afetação
    Peças do Verão 2016 da Muggia ©Reprodução
    Marca de estilista da Osklen, Muggia provoca desejo com moda exclusiva e sem afetação
    POR Redação

    A Muggia já existe há mais de 10 anos, mas é um daqueles trunfos que os cariocas têm o prazer de manter sem alarde, escondido num ateliê numa casa de vila no bairro de Botafogo. Para saber quando a loja funcionará, só checando no instagram (@muggiaatelier) ou ligando para marcar um horário. A grife também não tem site e é vendida em mais duas multimarcas com seleção bem apurada: a carioca Frey Kalioubi e a paulistana Choix.

    + Frey Kalioubi vira celeiro da nova moda carioca
    + 5 perguntas sobre multimarcas de nicho para a Choix

    “A marca foi criada em 2005 a partir da necessidade minha e da minha irmã gêmea, Ana Suassuna, de ter um espaço criativo livre e experimental. Trabalhando na Osklen senti que seria importante desenvolver em paralelo este trabalho,  e até hoje este exercício é importante e rico para ambas as grifes”, conta Juliana Suassuna, uma das donas da Muggia e braço direito de Oskar Metsavaht na parte de estilo. O diretor criativo da Osklen, aliás, dá a maior força. “Ele me apoiou e incentivou desde o início. Às vezes fala da Muggia quase como se fosse dele também.”

    Inverno 2016 da Muggia ©Reprodução
    Inverno 2016 da Muggia ©Reprodução

    O estilo das coleções pode até trazer algum traço que remeta à Osklen, como o detalhe esportivo e o shape geométrico de algumas peças. Definitivamente, porém, o DNA é outro. Na Muggia as estampas ganham mais romance com tons e efeito aquarelado e padronagens clássicas como o xadrez vichy. Há muitos desenhos de animais, como pássaros, insetos e até galinhas e morcegos (os prints e a identidade visual são todos do artista visual Eduardo Berliner, marido de Ana), acrescentando um bem vindo humor à delicadeza das peças, que ganham  força com o design limpo e preciso.

    As inspirações das duas vêm muito da pesquisa de construção das peças tradicionais do vestuário, da alfaiataria nas camisas aos uniformes de trabalhadores, de onde trazem o macacão, item recorrente nas coleções. Outra referência são as memórias que compartilham da infância: “Coelhos que tomam chá às cinco” e “porcas e parafusos” já viraram tema de invernos e verões da marca.

    Camisa do Inverno 2016
    Camisa do Inverno 2016

    A Muggia também tem uma linha de joias, especialidade de Ana. Foi ela, aliás, quem começou a grife ao produzir acessórios para lojas como Clube Chocolate, New Order, Isabela Capeto e Maria Bonita Extra, até abrir seu primeiro e único endereço, em 2006. Hoje a grife continua a desenvolver peças sob encomenda – as pulseiras e relógios do Verão 2016 da Ellus 2nd Floor, por exemplo, são da Muggia -, junto com os modelos próprios.

    O caráter exclusivo é menos um posicionamento de status da marca e mais uma opção de negócio e de conceito de lifestyle da Muggia: Juliana e Ana querem se manter pequenas, com controle sobre a criação e confecção, tendo a possibilidade de continuar com as estampas e produções 100% artesanais, com qualidade, sem pressa nem afetação. “Seguimos um ritmo calmo, não temos compromisso com o calendário oficial da moda e nossa realização vem justamente desta desconexão e liberdade.”

    Muggia
    Rua Real Grandeza, 182 – Casa 8, Botafogo, Rio de Janeiro
    Tel.: (21) 3511-5471
    E-mail: [email protected]
    @muggiaatelier

     

     

    Não deixe de ver
    Glastonbury 2025: Confira os looks das cantoras que mais chamaram a atenção no festival
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas