FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Nome em alta na moda, russo Gosha Rubchinskiy desfila na Pitti Uomo e diz que todo mundo já cansou do streetwear
    A coleção de Gosha Rubchinskiy apresentada na última quarta (15), em Florença, na Pitti Uomo ©Reprodução
    Nome em alta na moda, russo Gosha Rubchinskiy desfila na Pitti Uomo e diz que todo mundo já cansou do streetwear
    POR Redação

    Nascido na Rússia ainda comunista, sem formação acadêmica em moda e com uma estética que mistura a velha União Soviética, sua reação ao capitalismo pós 1991 e a descoberta das influências do resto do mundo, Gosha Rubchinskiy é, hoje, um dos hot tickets do momento, parte do time russo que vem chacoalhando a moda internacional nos últimos anos, tendo como nome principal player Demna Gvasalia, da Vetements (e, desde a última temporada feminina, diretor criativo da Balenciaga). Natural, portanto, que seu desfile para o Verão 2017 na Pitti Uomo, na última quarta (15), tenha causado burburinho.

    Gosha escolheu uma antiga fábrica de tabaco desativada em Florença (onde acontece a feira) para sua apresentação. Seu estilo, definido pela imprensa interncional de maneira elogioda como “pós-Soviético”, traz a alma que vem das ruas, mas ele parece querer transpor essa referência. “Todo mundo está cansado do streetwear. Esse é o momento dos ternos”, disse o estilista ao site da Dazed.

    + Veja desfile completo de Gosha Rubchinskiy na Pitti Uomo

    + Saiba mais sobre Gosha Rubchinskiy

    De fato, as influências mais fortes dessa coleção vêm da alfaiataria e do esporte, representado por agasalhos, conjuntos de jogging e shorts das marcas FILA e Kappa, embora a imagem final tenha um apelo de look cool europeu das…ruas. Sua primeira coleção, lançada em 2008 com o nome de Evil Empire,  já trazia elementos claramente esportivos, vindos especialmente do atletismo, do ambiente dos vestiários mesclados à cena noturna. “Dois anos depois todos os jovens de Moscou e São Petersburgo se pareciam com aquela imagem. Nós prevemos esse momento e agora é o principal estilo de street style na Rússia”, disse certa vez.

    Com casting de amigos e da agência russa de streetcasting Lumpen, o desfile de Gosha trouxe, mais uma vez, as referências a seu país, das frases em russo estampadas nas camisetas ao vermelho da bandeira. Mas nada é e nunca foi literal em sua moda, que traz um mix da vibração de cores vivas contraposta à uma estética crua decadente: é como olhar para um foto antiga desbotada, de 30, 40 anos atrás, e sentir um misto de sedução pelo passado romantizado e repulsa por seu caráter ultrapassado, inadequado aos novos tempos.

    Essa vontade de olhar para o passado para compreender o presente – e vislumbrar o futuro – também aparece na inspiração do estilista para a coleção: as fotos de seus amigos mais jovens (ele tem 31 anos) que, cansados do que é considerado “popular”, têm usado marcas esportivas antigas consideradas antiquadas. Algo parecido com o que fez o hip hop no fim dos anos 70 ao transformar os abrigos Adidas, antes looks de vovôs, em peças trendy de garotos cool que dançavam nas ruas uma jovem e nova cultura que estava surgindo e revolucionaria a moda e a música.

    Um mix de Itália e Rússia apareceu tanto na coleção – com menção à alfaiataria e às grife esportivas italinas Fila e Kappa – quanto na trilha sonora, assinada por Buttechno (aka Pavel Milyakov), artista baseado em Moscou, com um voice over de uma gravação do cineasta e escritor italiano Pasolini declamando poemas de sua autoria.

    Fotógrafo e também cineasta – Gosha chegou a pensar em abandonar a moda por falta de estrutura para produzir suas roupas, até que a Comme des Garçons se ofereceu para executar essa parte -, o estilista apresentou, depois do desfile, um filme feito em parceria com a cineasta russa Renata Litvinova, um conto de fadas neo-realista sobre sexo, voyeurismo e morte, filmado num prédio abandonado.

    Não deixe de ver
    Baron Davis X Urbane & Gallant
    Astro da NBA, Baron Davis lança coleção H.O.T.G. em parceria com a Urbane & Gallant
    Zara desembarca em Trancoso com pop-up e coleção com desenhos de FILIPE JARDIM
    Look de Kylie Jenner
    Kylie Jenner e Timothée Chalamet combinam novo look com couro vermelho ousado
    Rick Owens sem pele animal: A virada ética que redefine o luxo contemporâneo
    Burberry celebra o Ano Novo Chinês com parceria artística com de Gournay
    Nicola Coughlan, estrela de ‘Bridgerton’, usa vestido de designer irlandês e visual monocromático
    Modelo Gel-Kinetic SP
    ASICS apresenta o Gel-Kinetic SP, modelo que une o sapato social ao conforto esportivo
    Pace se une à Red Bull para lançar primeira coleção fashion da marca de bebidas
    Lethicia Bronstein lança coleção ‘Midnight Collection’ focada nas festas de fim de ano
    Looks de 'Emily in Paris'
    Looks de ‘Emily em Paris’ para se inspirar: Como a personagem combina cores e estampas?