O homem de João Pimenta saiu da passarela e ganhou as ruas, as festas chiques, os escritórios mais modernos. Ele ficou mais comercial, e isso é ótima notícia. "Quis me aproximar do meu cliente. O diferencial está no detalhes", contou o estilista, no backstage, antes de seu desfile. Com a parte superconceitual, sempre muito criativa, suavizada, saltam aos olhos os acabamentos e paletós muito bem cortados do estilista, que usou 20 tecidos vintage da Paramount para criar seu Inverno 2016. Alguns têm histórias curiosíssimas, como o marinho, usado orginalmente para fazer hábitos de freiras de um convento.
O flerte que sempre existiu com o guarda-roupa feminino e a ideia de fazer uma roupa sem gênero da estação passada estão, no final, todos presentes nesta coleção, mas de um jeito diferente. O babado usado na lapela de alguns dos paletós é deliciosamente divertido, um pouco ousado para muitos homens, ótima ideia para os menos caretas e perfeito para as mulheres, ainda que não tenha sido feito especialmente pensando nelas. Nos conjuntos mais tradicionais, de calça, paletó e camisa, as cores, como o verde e o amarelo que remetem ao Brasil, numa padronagem xadrez fininha, além das referências a ícones bem conhecidos do Brasil revisitados em imagem da Nossa Senhora bordada ou estampada, flor de guaraná e tucanos idem, dão um toque de humor às peças.
Bordados e jacquards, tanto italianos quanto confeccionados especialmente para o desfile (caso dos tucanos) são especialidades de João Pimenta, bem-sucedidas neste inverno, que ainda traz ótimas botas e sapatos que fazem este jogo entre o casual e o social, criados pela Westcoast, à venda já a partir de amanhã na loja Choix (SP) e Hemb (Porto Alegre). João Pimenta passará também a vender nas duas lojas, a partir desta coleção. (CAROLINA VASONE)





































Foto: Zé Takahashi / Ag. Fotosite




































