FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Conheça a Comas, marca fashion de upcycling com venda online
    Conheça a Comas, marca fashion de upcycling com venda online
    POR Redação
    agustina-comas-upcycling-estilista-entrevista
    A designer uruguaia Agustina Comas ©Clarice Machado/Divulgação

    Agustina Comas é antiga conhecida do FFW: a primeira vez que falamos com ela foi em 2010, quando a designer uruguaia nos apresentou o projeto IN.USE e suas “roupas velhas/novas” 100% recicladas – a palavra upcycling ainda era pouco usada na indústria da moda. Cinco anos e muito chão depois, Agustina lança sua marca própria, Comas, com o mesmo conceito de reaproveitamento e elevação de materiais, mas desta vez com venda online e um plano de negócios mais estruturado e ambicioso.

    A estilista atua aqui com a recuperação e recolocação de camisas masculinas que não passam pelo controle de qualidade das fábricas e que iriam acabar desvalorizadas, vendidas em bazares, por conta de defeitos como pequenas manchas e furos. “Nosso trabalho começa com a pesquisa para identificar os melhores tecidos e a melhor confecção; então escolhemos as peças que, a partir do nosso conceito de design, são as mais ricas. O desafio é selecionar aquelas que têm maior potencial de transformação”, ela explica.

    agustina-comas-upcycling-site-1
    Ensaio realizado pela artista e fotógrafa Fernanda Rappa para o lançamento da loja virtual da Comas ©Divulgação

    Matéria-prima em mãos, Agustina aplica a técnica que ela vem desenvolvendo ao longo dos anos, com o uso dos seus gabaritos (“rígidas tabelas de medida”), em vez de moldes, e as camisas masculinas viram camisas femininas, saias, chemises e vestidos. “Camisas são peças ícones, de estilo permanente, durável, sem prazo de validade. Essas características acabam se imprimindo nas peças que fazemos, e na política da marca, que vai na contramão da lógica do descartável, das tendências que passam rápido”, ela explica. “A minha assistente Isabel e eu fizemos a mesma faculdade de design industrial, o que é muito bom, porque ambas fomos educadas a pensar o produto em todas as etapas. Aproveitamos todo o DNA industrial dessas peças que passaram por processos de produção muito sofisticados, e cuja inteligência está no corte.”

    agustina-comas-upcycling-site-2
    Ensaio realizado pela artista e fotógrafa Fernanda Rappa para o lançamento da loja virtual da Comas ©Divulgação

    A designer, que tem uma longa passagem pela Daslu Homem e que trabalhou com Jum Nakao em diferentes projetos (entre eles o desfile A costura do Invisível, apresentado em 2004 no SPFW), afirma que sua experiência no mercado vai ajudar a viabilizar esse modelo de negócio que repensa a maneira de se criar e consumir. “Depois da Daslu Homem, fiquei um ano só fazendo cursos de empreendedorismo. Sou criativa, mas quero fazer um negócio, viver disso. Daí, por exemplo, a opção pela camisa. Não adianta ir às fábricas, comprar lotes de roupas e ficar fazendo roupas loucas que não vou conseguir vender”, ela diz. “Temos muito claro o que queremos fazer. Trabalhar só com tecidos muito bons que vão ter durabilidade, e fazer um item conciso. Me propus a fazer um produto comercial, pelo qual as pessoas vão se apaixonar, criar um vínculo; quero que as filhas das minhas clientes herdem essas peças.”

    Para conhecer mais sobre a Comas, visite o site oficial; os preços variam entre R$ 120 e R$ 395. E já há mais novidades anunciadas: nos próximos meses, a loja basico.com vai vender uma linha especial de roupas desenvolvida em parceria com a marca.

    + comas.com.br
    [email protected]
    (11) 9-9316-8731

    Ficha técnica ensaio
    Fotografia: Fernanda Rappa
    Modelo: Bárbara Eugenia
    Styling e produção: Juliana Carvalho
    Beleza: Luciana Pesinato
    Equipe COMAS: Isabel Castro e Agustina Comas

    Não deixe de ver
    Phoebe Philo, Saint Laurent e mais: Os looks usados por Margot Robbie em apenas um dia
    Lacoste lança novo tênis Aura com visual retrô inspirado nas quadras da década de 70
    Grupo Kering anuncia Francesca Bellettini como nova CEO da Gucci
    Manolo Blahnik irá realizar exposição e lançará coleção-cápsula inspirada em Maria Antonieta
    Marina Ruy Barbosa elege look vintage da Chanel para o PinaBall em São Paulo
    Zara Hair Care: Marca amplia linha de beleza e lança novos produtos de cuidados capilares
    Matriarca do clã Kardashian-Jenner, Kris Jenner é a nova estrela de campanha da M.A.C
    Christian Louboutin anuncia Jaden Smith como primeiro diretor criativo masculino da marca
    Em produção ousada, Dua Lipa aposta em joias Serpenti da Bvlgari e brilha em Nova York
    Saint Laurent reinventa a Rive Droite com o mais novo Sushi Park Paris; veja os principais detalhes