FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    “Renda-se”: exposição paralela ao SPFW celebra parceria entre grifes e comunidades rendeiras
    “Renda-se”: exposição paralela ao SPFW celebra parceria entre grifes e comunidades rendeiras
    POR Redação
    exposicao-renda-se-spfw-fotos-walter-rodrigues
    “Renda-se”: Fernanda Tavares modela look exclusivo de Walter Rodrigues com a Associação das Rendeiras de Morros da Mariana ©Guilherme Licurgo/Divulgação

    A partir do dia 13 de abril, dentro da programação oficial do SPFW Verão 2016, entra em cartaz no museu A CASA, em São Paulo, a exposição “Renda-se”, curada por Dudu Bertholini com a participação de designers de moda e comunidades rendeiras de vários estados do Brasil.

    + Veja o calendário de desfiles do SPFW Verão 2016

    “Tenho uma parceria de longa data com A CASA, que tem um trabalho lindo de valorizar e promover o artesanato e os artesãos”, conta Dudu ao FFW. “Em 2005, fiz com eles a exposição “A Chita na Moda”, que também participou do SPFW, e que teve esse mesmo formato de convidar estilistas – na época, para trabalhar com a chita. Foi um sucesso, rodamos pra vários estados, e levamos até para a Galeries Lafayette, em Paris, no ano do Brasil na França. Tempos depois, em 2012, a [diretora do museu] Renata Mellão me convidou novamente pra fazer uma curadoria, desta vez de um projeto com rendas.”

    Dudu Bertholini fez a comunicação entre as partes após realizar um mapeamento das comunidades rendeiras e entregar a um grupo selecionado de estilistas uma caixa para eles escolherem com qual renda queriam trabalhar. Walter Rodrigues, por exemplo, optou pela renda de bilro e retomou a colaboração pioneira que ele já havia desenvolvido há anos, no Verão de 2001, com a Associação das Rendeiras de Morros da Mariana, de Parnaíba, Piauí. Lino Villaventura também reafirmou uma parceria antiga, e criou um look de renda filé com a rendeira Perpétua Martins, de Fortaleza, Ceará.

    “Todos têm um viés de brasilidade”, diz Dudu sobre a seleção de designers para este projeto. “É algo muito sutil, que não dá para definir simplesmente como “gente que faz estampa”. Tem estilista que faz um trabalho minimalista e sóbrio, e ainda assim é brasileiro. É uma questão de ter um flerte com a cultura do Brasil.” Ele destaca ainda a participação das rendeiras, que “não apenas executaram os trabalhos; elas também tiveram participação criativa, e o look é o resultado desse diálogo.”

    As outras colaborações exclusivas do projeto são: Adriana Barra e André Lima com o Clube de Mães de Camalaú, em Camalaú, Paraíba (renda renascença); Amapô e Samuel Cirnansk com a Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora, em Divina Pastora, Sergipe (renda irlandesa); Neon e Huis Clos com a ONG Caiçara, de Icapuí, Ceará (renda labirinto); Liana Bloisi com Elita Catarina Ramos, de Florianópolis, Santa Catarina (renda de bilro no ponto tramoia); e Martha Medeiros com rendas renascença e bilro confeccionadas no sertão de Alagoas. O processo de desenvolvimento das peças foi gravado e resultou em um vídeo que também fará parte da exposição, assim como as fotografias dos looks clicadas por Guilherme Licurgo na modelo Fernanda Tavares.

    + Assista a um trecho exclusivo do vídeo que faz parte do projeto “Renda-se”:

    Esta é apenas a primeira parte do projeto que começou a se desenrolar em 2012 (nota-se que, nesse meio tempo, algumas das marcas participantes tiveram grandes mudanças de rumo: Huis Clos, que perdeu Clô Orozco; e André Lima e Neon, que fecharam seus ateliês). Além dos looks criados exclusivamente, fazem parte da exposição peças de acervo de Ronaldo Fraga, Alexandre Herchcovitch, Cavalera e Zuzu Angel.

    “Renda-se” tem como objetivo aproveitar o encontro entre estilistas renomados e comunidades de artesãs rendeiras para contribuir com a promoção da identidade brasileira na moda e da autossustentabilidade das artesãs. “O trabalho delas é de um preciosismo inacreditável”, afirma Dudu. “Os estilistas contemporâneos brasileiros trabalham hoje para fortalecer o DNA da moda nacional e torná-lo relevante no mundo todo. As rendeiras, em um caminho inverso, preservam a memória cultural de nosso país de forma preciosa e intimista, respeitando suas tradições. Foi um aprendizado de ambas as partes, um diálogo técnico. Este é um dos trabalhos mais nobres que já fiz”, ele define.

    “Renda-se” @ Museu A CASA
    De 14 de abril a 5 de julho, das 11h às 19h (abertura no dia 13, das 13h às 15h)
    Av. Pedroso de Morais, 1234, Pinheiros, São Paulo
    (11) 3814-9711
    Entrada gratuita

    Não deixe de ver
    Glastonbury 2025: Confira os looks das cantoras que mais chamaram a atenção no festival
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas