FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Gucci: diretora criativa Frida Giannini e CEO Patrizio di Marco deixam a grife
    Gucci: diretora criativa Frida Giannini e CEO Patrizio di Marco deixam a grife
    POR Redação
    Gucci-diretora-criativa-Frida-Giannini-CEO-Patrizio-di-Marco-deixam-marca
    O CEO Patrizio di Marco e a diretora criativa da Gucci, Frida Giannini, deixam a grife em breve ©Getty Images

    A diretora criativa da Gucci, Frida Giannini, e o CEO Patrizio di Marco deixam a grife em breve, segundo comunicado da Kering divulgado na quinta-feira (11.12). O conglomerado de luxo que controla a marca italiana afirma que Frida fica em seu cargo até o fim de fevereiro, quando mostra sua última coleção, de Inverno 2015; Patrizio sai antes, já no dia 1º de janeiro.

    Ainda não foi divulgado quem vai substituir Frida Giannini – Riccardo Tisci, diretor artístico da Givenchy, é uma aposta do mercado. Marco Bizzarri, nomeado diretor executivo da divisão de couture e artigos de couro da Kering em abril, vai suceder Patrizio di Marco.

    Frida Giannini se juntou à Gucci em 2002; em 2004, assumiu o papel de chefe de criação da divisão de artigos de couro e, em 2005, acumulou a posição de chefe de criação do ready-to-wear feminino. Em 2006, ela se tornou diretora criativa. A Kering afirma em seu comunicado oficial que Frida “trouxe a marca completamente para a visão do fundador da grife, equilibrando a autoridade de moda da Gucci com suas raízes artesanais. Desde o começo, ao mesmo tempo em que empurrava a marca na direção do seu lado fashion, Frida Giannini deu nova vida a ícones da grife, trazendo a herança da Gucci ao presente e ao futuro”.

    “Sou verdadeiramente agradecido a ela por suas conquistas, sua criatividade e a paixão que ela sempre incutiu em seu trabalho”, diz o presidente e CEO da Kering, François-Henri Pinault.

    Sobre Patrizio di Marco, que se juntou ao grupo em 2001 como CEO da Bottega Veneta e migrou para a Gucci há seis anos, Pinault declara: “A grande performance conquistada pela Gucci durante a sua gestão é uma prova de seu sucesso. Sua visão estratégica, paixão, dedicação e carisma foram chave para trazer a Gucci aonde ela está hoje. Quero agradece-lo calorosamente e desejar a ele o melhor em seus futuros empreendimentos”.

    Ao noticiar a saída dos dois, a imprensa internacional destacou os recentes resultados comerciais da Gucci. O “The New York Times”, por exemplo, chama atenção para a “estagnação” nas vendas da marca citando que “em outubro, a Gucci registrou seu mais fraco crescimento trimestral em três anos”. Segundo o mesmo veículo, “as vendas da marca de 93 anos – que representam quase um terço da receita anual da Kering – não conseguiram se igualar ao desempenho de etiquetas menores do grupo em anos recentes. As vendas da Gucci nos primeiros nove meses deste ano caíram 3,5% em comparação ao mesmo período de 2013, para 2,5 bilhões de euros (cerca de R$ 8,25 bilhões), a Kering reportou em outubro. Isso em comparação com o crescimento de 12% na Bottega Veneta no mesmo período e o crescimento de 26% na Yves Saint Laurent”.

    Frida Giannini e Patrizio di Marco são casados e têm uma filha juntos.

    + “Sou uma designer privilegiada”, diz Frida Giannini ao FFW em primeira visita ao Brasil

    + Reveja as coleções da Gucci na seção Desfiles do FFW

    Não deixe de ver
    Glastonbury 2025: Confira os looks das cantoras que mais chamaram a atenção no festival
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas