Deixando de lado os entretantos e indo direto aos finalmentes: de todos os personagens que fazem parte do filme “O Bem Amado” (adaptação da peça original de Dias Gomes), as irmãs Cajazeiras merecem destaque pelo figurino.
As três irmãs Cajazeiras (da esq. para a dir.: Juju, Dulcineia e Doroteia) disputam o coração de Odorico a bordo de figurinos atualizados por Claudia Kopke ©Ana Stewart
O longa-metragem que entrou em cartaz nos cinemas brasileiros na última sexta-feira (23/06) e relata a saga do ambicioso político Odorico Paraguaçu (Marco Nanini) _com seu português dinamitoso_ tem nas personagens Dulcineia, Judiceia e Doroteia (Andréa Beltrão, Drica Moraes e Zezé Polessa, respectivamente) o trabalho mais interessante de guarda-roupa: “As irmãs Cajazeiras cotinuam sendo a comédia de costumes. Elas querem se casar, as três, com Odorico. Mas cada uma tem uma problemática diferente. São uma sátira aos grã-finos”, explicou Guel Arraes _diretor do filme_ ao portal FFW.
A Doroteia (Zezé Polessa) é a Cajazeira mais velha, a “mãezona” das três e se guardou virgem para se casar com Odorico ©Ana Stewart
Claudia Kopke, a figurinista do filme, fala: “O maior desafio foi atualizar o visual delas em relação à peça do Dias Gomes da década de 1960 e em relação à novela e ao seriado da Globo (anos 70 e 80). Elas agora estão mais peruas, menos reprimidas sexualmente. Mais exuberantes”.
A Dulcineia (Andréa Beltrão) quer se casar com Odorico, mas acaba com Dirceu (Matheus Nachtergaele) ©Ana Stewart
“O figurino é muito forte e contribuiu muito para o nosso trabalho, é um show à parte. São roupas maravilhosas, tecidos nobres e perucas incríveis. É uma caracterização forte, bem composta. Cada cena possui praticamente um figurino diferente”, conta Andréa Beltrão.
Juju (Drica Moraes) é a mais jovem, destrambelhada, que bebe e fica “possuída” ©Ana Stewart
SOBRE O FILME
Baseado na peça teatral de Dias Gomes, “O Bem Amado” conta a história do prefeito Odorico Paraguaçu, que tem como meta prioritária, na administração de Sucupira, a inauguração de um cemitério. Embora apoiado pelas irmãs Cajazeiras e pela população em geral, enfrenta forte oposição liderada por Vladimir, dono do jornaleco da cidade. Dado o caráter pacato da cidade, a falta de defunto impede o prefeito de realizar sua meta. Nem a chegada de Ernesto _um moribundo praticamente importado, que acaba não morrendo_ nem a contratação de Zeca Diabo, um cangaceiro matador, lhe proporcionam a realização do sonho.
+ Site oficial: obemamado.com.br