FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Cosméticos veganos: o que são, o que fazem, como encontrá-los
    Cosméticos veganos: o que são, o que fazem, como encontrá-los
    POR Redação

    Certamente você conhece o termo vegetarianismo, que se refere ao regime alimentar que exclui o consumo de todos os tipos de carne e seus derivados; mas e quanto ao veganismo, já ouviu falar? Trata-se de um movimento mais amplo, que não só recusa a ingestão de carnes, leite, ovos e mel, como também boicota qualquer produto que dependa da exploração de animais: roupas e artigos de couro, pele, lã e seda; adornos feitos com ossos, penas ou marfim; medicamentos testados em animais; e até cosméticos que tenham ingredientes de origem animal.

    Sim, porque muito além do leite e do mel, a indústria cosmética utiliza vários ingredientes de origem animal na composição de cremes, xampus e sabonetes: proteínas (colágeno, colágeno hidrolisado, gelatinas e alguns aminoácidos isolados); lanolinas puras, acetiladas e/ou etoxiladas; e ésteres derivados do sebo animal são alguns dos exemplos mais comumente utilizados nessa indústria, como explica Luiz Gustavo Martins Matheus, farmacêutico e diretor da Associação Brasileira de Cosmetologia.

    Com o crescimento da comunidade vegana pelo mundo, muitas empresas passaram a incluir em suas prateleiras opções vegan-friendly, que não usam nadinha de origem animal. “No arsenal de ingredientes de produtos cosméticos sempre é possível substituir ingredientes animais por vegetais ou sintéticos em termos sensoriais (espalhabilidade, emoliência, lubrificidade, oleosidade, etc)”, esclarece Luiz Gustavo, dando como exemplo a cera de abelha e o espermacete de baleia, utilizados para dar uma textura consistente, mas que podem ser substituídos pela cera de carnaúba e manteigas de ucuúba, murumuru, tucumã, cacau e cupuaçú, entre outras.

    O problema, ele continua, é que “nem sempre conseguimos o mesmo preço. Os ingredientes vegetais e/ou sintéticos podem custar mais caro, principalmente se forem orgânicos, podendo chegar ao dobro do custo. Desta forma o produto cosmético fica com o preço mais salgado”.

    Para Clélia Cecília Angelon, fundadora e diretora da Surya Brasil, fabricante de cosméticos totalmente veganos*, o preço de custo era o menor dos problemas quando ela decidiu entrar nessa fatia do mercado: “Quando eu criei a empresa, em 1995, tive todas as dificuldades possíveis, mas a maior delas foi a não-aceitação dessa filosofia no Brasil; enfrentei a não-aceitação do consumidor e até dos meus gestores, que entendiam os meus valores, mas diziam que isso não daria dinheiro”, ela diz, acrescentando que, hoje, a marca está presente em 27 países e tem um crescimento de 40% ao ano.

    “Nossa filosofia de respeito ao consumidor, à vida, ao planeta e à sociedade nos solidificou no mercado, mas ainda temos muito trabalho a fazer no sentido de convencer as pessoas a serem mais clean e conscientes em relação ao planeta. Essa é uma posição sólida; não é uma moda, é uma evolução”, afirma Clélia.

    No exterior, para identificar os produtos veganos, há vários selos emitidos por organizações protetoras dos animais e do meio ambiente, como o “Cruelty Free”, da PETA, e o “Certified Vegan”, da Vegan Action (a Surya Brasil é a única empresa brasileira com esse selo), mas por aqui não há nenhum órgão nacional que preste esse tipo de serviço. Para quem tiver interesse em consumir apenas cosméticos veganos, a dica é entrar em contato diretamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor das marcas e se informar sobre a composição dos produtos.

    * A henna em pó da Surya Brasil vem acompanhada de um sachê de mel, mas a empresa informou que está trocando o mel por uma alternativa vegana.

    Não deixe de ver
    Gigi Hadid radicaliza o visual e abanda o loiro
    Gigi Hadid abandona o loiro e radicaliza o visual com ‘mini bob’ e preto fosco
    MAC Cosmetics lança linha de batons ‘Powder Kiss Hazy Matte’ com Doja Cat e Ella Gross
    Coleção da New Era com o personagem Doraemon
    New Era se une ao personagem Doraemon para coleção de streetwear nostálgica
    SKYLRK, de Justin Bieber, revela primeira coleção de tênis com design futurista e detalhes 3D
    Linha Year of the Horse Exploration Collection
    The North Face celebra o Ano do Cavalo com coleção futurista e lifestyle urbano
    Filha de Elon Musk e Rihanna estrelam campanha da Savage x Fenty
    Vivian Wilson, filha de Elon Musk, estrela campanha da Savage X Fenty ao lado de Rihanna
    Kate Middleton aposta no bordô ao usar terno da Roland Mouret para primeiro evento do ano
    Pandora anuncia coleção inspirada em ‘Bridgerton’ com estrelas da série na campanha
    É ela! Madonna estrela nova campanha de perfumes ‘The One’ da Dolce & Gabbana
    Pulseira de Bruna Marquezine viraliza e look grifado chama atenção ao lado de Shawn Mendes