FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    No desfile da Dior, editoras e modelos choram por Galliano
    No desfile da Dior, editoras e modelos choram por Galliano
    POR Redação

    the king is gone 2

    Única manifestação na porta do desfile da Dior ©Juliana Lopes

    Por Juliana Lopes, de Paris para o FFW

    Foram menos de sete dias entre o aparecimento do vídeo que mostra o estilista John Galliano proferindo xingamentos nada leves, sua demissão da grife Christian Dior, as acusações do governo francês contra ele e ainda uma internação em centro de reabilitação. Não só o mundo da moda — mas o mundo “todo” acompanha a saga de um dos fashion designers mais famosos do mundo. Muitos nomes igualmente ou mais conhecidos também não pouparam comentário: a atriz Natalie Portman se disse “enojada”, e o estilista Karl Lagerfeld também demonstrou seu pesar.

    Hoje, em Paris, no auge de toda a polêmica, os sentimentos se misturaram. Viu-se menos indignação e mais tristeza. A moda está triste. Uma das editoras mais “ensolaradas” do mundo fashion saiu do desfile da Christian Dior bastante abatida. Anna Dello Russo estava apagada, mesmo cheia de maçãs douradas na cabeça que provavelmente serviam como um amuleto anti-mau-humor. Sempre disposta a posar para os fotógrafos, desta vez preferiu aparecer de costas. “Na moda nos preparamos para ver um momento de glamour, mas na realidade não foi isso que vimos. Uma situação ruim, foi isso que vivemos”, disse Russo ao FFW.

    anna

    “O que podemos aprender com esse fato é que não adianta sermos profissionais brilhantes, devemos também cuidar de nossas almas”, diz Anna Dello Russo ©Juliana Lopes

    Pouco antes do desfile, o diretor da Dior, Sidney Toledano, deu uma declaração aos presentes. “O que aconteceu na última semana foi uma provação terrível e dolorosa para todos nós. Tem sido profudamente sofrido ver o nome Dior associado às declarações infelizes atribuídas a seu estilista, independente do quão brilhante ele possa ser”.

    As modelos que desfilaram estavam emocionadas. “Trabalhei com ele muitas vezes e eu sinto falta dele sim”, disse a brasileira Martha Streck. “Sabe o que eu acho? Que todos têm que ter liberdade de expressão, mas ninguém tem o direito de julgar”, completou.

    frida

    Frida chora na saída do desfile ©Juliana Lopes

    A top Frida Gustavsson, que foi embora de moto para o próximo desfile, não aguentou e chorou. Escondeu o rosto com o capacete e pediu por favor que não a filmassem. A movimentação nas ruas em torno ao desfile foi além do normal e o policiamento ultra-reforçado. Pelo jeito, esperava-se manifestações diversas, mas apenas um manifestante apareceu, o performer Igor Dewe, 21 anos. Ele apareceu vestido como um mensageiro sagrado, cheio de flores e uma placa. “Não acho que ele estava nele mesmo quando falou tudo aquilo. Mas é justo que tenha sido punido. Não se pode dizer coisas assim estúpidas por aí”, disse o performer.

    No final do desfile, ao invés de Galliano, entraram na passarela dezenas de designers que trabalham para a Dior. Esse momento serve para trazer outra coisa à tona: que um estilista não trabalha sozinho. A filha de Costanza Pascolato (que não foi ao desfile), Consuelo, já havia comentado exatamente isso antes do desfile começar: “Já faz muito tempo que um designer não trabalha sozinho”, disse ao FFW. “São muitas responsabilidades, impossível cuidar de coleção, pré-coleção e todas as estapas. No caso do Galliano ele ainda tinha que administrar a sua própria marca”, comentou Consuelo. “Mas ficou bem claro que ele não tinha estrutura para aguentar o próprio sucesso e acabou acontecendo isso”.

    Não deixe de ver
    “Vai DJ + Forty”: Clementaum, a DJ por trás do sucesso
    Make intacta no calor: 5 dicas para a maquiagem durar mais no verão e no Carnaval
    Moda olímpica: Armani é homenageado na abertura dos Jogos de Inverno
    De Bella Hadid à Dakota Johnson: 4 tênis que dominam o street style das famosas e você pode usar nos looks
    Jogos de Inverno 2026: De onde é o vestido usado por Mariah Carey na cerimônia de abertura?
    Look de Naomi Watts
    Naomi Watts revive estilo icônico de Jackie Kennedy em look com toque moderno
    Too Faced lança novos lip tints inspirados em doces e aposta no efeito ‘lábios suculentos’
    Camila Mendes de Chanel
    Direto de 1992, Camila Mendes resgata look icônico da Chanel para estreia em NY
    Com figurino digno dos anos 90, Taylor Swift lança clipe de ‘Opalite’ com elenco estrelado
    Ralph Lauren, Adidas e mais: Os uniformes mais chamativos e grifados dos Jogos de Inverno