A revista americana “W” divulgou que tem novo editor de moda. Após de 16 anos de casa, a super stylist Alex White deixa o posto e quem a substitui é Edward Enninful, nome super conhecido da alta moda, que já passou por diversas publicações, como a “i-D”, onde começou, e “Vogues” mundo afora, além de assinar diversas campanhas publicitárias, das mais impactantes, como as da Lanvin. Edward, inclusive, já veio ao Brasil, quando era stylist da “i-D”.
A “W” vem passando por diversas mudaças, desde que o editor-chefe Dennis Freedman foi substituído pelo atual, o italiano Stefano Tonchi, que antes era da “Style Magazine”, revista do “NYT”. Segundo o site “WWD”, há rumores de que, no calor dessas trocas, Alex havia feito um lobby forte com executivos da Condé Nast para assumir como diretora geral da revista. Dizem que ela até chegou a pedir uma carta de apoio para Karl Lagerfeld. E no final, quem assumiu foi Tonchi. “Há tanta fofoca que eu nem presto muita atenção. Não sei se ela fez ou não fez. Ela tinha todo direito de tentar a vaga, não era nada contra mim”, disse Tonchi, que garantiu que nunca teve problema e trabalhar com Alex.
Segundo Tonchi, a decisão sobre a saída de Alex foi mútua e ela deve se concentrar em projetos próprios, além de fazer trabalhos com stylist freelancer. “Meus 16 anos na revista foram incríveis, trabalhei com muita gente talentosa e ajudei a produzir uma revista linda. Fiquei encantada em ajudar Stefano em seu primeiro ano de transição e mal posso esperar por novos começos. Ajudei no momento de dificuldade, agora é hora de continuar meus outros trabalhos e de explorar novas ideias, inclusive projetos digitais”, disse ela.
Alex tem atualizado sua coluna “Alex White Edits”, no site da “W” e Tonchi chegou a sinalizar que White está pensando em começar sua própria revista, possivelmente online. Já Edward Enninful disse que gosta da direção de Tonchi e que a revista é uma grande instituição de moda. “Cultura pop, moda, sociedade, a ‘W’ é o lugar para isso”, afirmou.
A editora era o último vestígio da velha guarda da publicação. Com a chegada de Enninful, cuja família vem de Gana, a “W” aumenta o time de influências estrangeiras. Tonchi é italiano, o director criativo Alex Gonzales é cubano e o editor de texto Armand Limnander, que também já esteve no Brasil para a SPFW, é colombiano.
Ainda na dança das cadeiras das publicações de moda, a editora britânica Hilary Alexander, do “Daily Telegraph”, vai deixar o posto em junho. No início do mês, ela afirmou, em sua página no Twitter, que deixaria o cargo. Quase uma instituição no jornalismo de moda britânico, Hilary é conhecida por ser uma pessoa divertida e irônica. O anúncio oficial feito pelo jornal afirmou que ela continuará a atuar como freelancer na publicação, fazendo uma página por mês durante um ano. Em seu tempo livre, Hilary pretende voltar à universidade e estudar arqueologia. Quem toma o lugar de Hilary é uma dupla: Lisa Armstrong e Luke Leitch, que atualmente trabalham no “The Times”.