FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Yes, nós temos bananas! Costanza Pascolato fala de seu novo projeto
    Yes, nós temos bananas! Costanza Pascolato fala de seu novo projeto
    POR Redação

    estampabrasileira_ABRE

    Estamparia com DNA nacional ©Reprodução

    Uma coleção de Brasil feita por brasileiros. Ou quase isso, já que o projeto “Estampa Brasileira Sta”, da tecelagem Santaconstancia, foi idealizado por Costanza Pascolato, que nasceu na Itália, mas veio para o Brasil aos cinco anos. E foi ela quem explicou ao FFW as ideias por trás dessa nova empreitada, que se diferencia de tudo que há no mercado nacional de tecidos.

    Costanza, que é sócia da tecelagem, deixa claro que “Estampa Brasileira” não é apenas um tema para essa estação, mas um projeto de estampas que busca valorizar a essência brasileira. “Tenho a impressão de que o Brasil está numa nova fase, todo mundo está de olho nele. Isso [a Estampa Brasileira] é valorizar uma tendência de gosto e de preferência da mulher brasileira para se vestir. Não é uma grande moda, mas estamos nos destacando com coisas que já tem um DNA brasileiro. Somos a primeira empresa que dedicou todo um projeto a desenvolver temas que vão existir pra sempre”, explica ela. Costanza gostou tanto da experiência, que já está trabalhando na “Estampas Brasileiras 2”, dessa vez, para o inverno.

    estampabrasileira_1©Divulgação

    E se você pensou que uma coleção inspirada em Brasil teria periquitos, baianas e palmeiras, acertou! “Queríamos mostrar traços estéticos e figurativos extraordinários do Brasil, mas de uma maneira estilizada, quase abstrata”, conta a papisa. Embora o Brasil seja a fonte-mor de inspiração, a empresária contou que houve uma única exceção: uma obra de arte do inglês Damien Hirst, exposta no showroom da Prada, em Milão, feita com asas de borboleta. A responsável por toda a arte da estamparia foi a designer carioca Anna Maria Falcão.

    estampabrasileira_2

    ©Divulgação

    A utilização de temas tropicais vai ao encontro das tendências apresentadas por grandes nomes da moda internacional na temporada de Primavera/Verão 2011, como a Prada. Mas o projeto nasceu antes, em agosto de 2010. “Foi interessante viajar para assistir aos desfiles e ver aquela mesma ‘vontade’ ali”. “É claro que acabou nos influenciando de alguma forma, né? Por exemplo, teve mais estampa de banana do que pretendíamos de ínicio”.

    Ironicamente, mesmo que a comunidade internacional de moda esteja olhando para esse tal tropicalismo, ainda é difícil dele vingar em terras brasileiras. “Essa ideia [do projeto temático] que eu tive é corajosa, porque o confeccionista ainda é um pouco colonizado”, comenta a empresária. “Queria que as pessoas assumissem de uma vez a auto-estima fashion brasileira, e parassem com essa burrice de inferioridade”. Costanza, do alto de seu conhecimento de moda, e sendo mezzo-italiana, mezzo-brasileira, sabe o que diz.

    + santaconstancia.com.br

    Não deixe de ver
    Minimalismo com atitude: Rosé apresenta sua mais nova collab com a Puma
    Modelo de Nike Air Force 1 criado para Kobe Bryant será lançado ao público após 20 anos
    Little Treat Culture: por que Gen Z está investindo em pequenos luxos — de Starbucks a Miu Miu — mesmo se endividando?
    Da Starbucks a batom de luxo: como a ‘cultura do mimo’ virou tendência entre jovens
    Estilo em alta: Celebridades brilham no tapete vermelho do 1º dia do Festival de Veneza 25
    Pandora lança coleção Talisman inspirada em antigas inscrições com Tyla de modelo
    Victoria Beckham anuncia ampliação da linha de maquiagem com nova base
    Lollapalooza Brasil confirma Sabrina Carpenter, Lorde, Chapell Roan. Confira o line up completo
    Misci revisita Tieta em campanha com Seu Jorge e Lais Ribeiro
    Misturando referências cinematográficas e moda, Alaïa lança campanha de outono 2025
    Miley Cyrus fotografada nua para a Maison Margiela
    Miley Cyrus aparece nua e com corpo pintado na campanha da Maison Margiela