Temporada de Paris e o desfile da Dior está chegando. Por mais que o caso Galliano tenha esfriado um pouco, o que todo mundo (da moda) quer saber é: quem vai substituir Galliano no cargo de diretor criativo da marca. Muitos nomes já foram apontados como supostos substitutos: Riccardo Ticci, Hayder Ackermann, Hedi Slimane, e mais recentemente Marc Jacobs, que parece que até queria o cargo, mas o grupo LVMH prefere mantê-lo bem pertinho da Louis Vuitton, segundo boatos recentes. Sidney Toledano, CEO da Dior, disse que essa coleção, tanto da Dior quanto da John Galliano, foi supervisionada por Bill Gaytten, ex-assistente de John, e que “o novo estilista será anunciado nas próximas semanas”. Alguma hora essa notícia chega!
_________________________________________________________________________________________
O Twitter agitou esta manhã com a história dos bancos quebrados na Balenciaga. Eles começaram a quebrar antes do desfile e algumas pessoas até foram ao chão, enquanto outras pularam correndo antes de cair. Entre os que ficaram sem banco, estão Kate Lanphear, editora da “Elle” americana, Eric Wilson (“NYT”) e Mario Testino. Mas por pouco tempo. Logo, uma voz no microfone pediu para que todos levantassem e assistissem ao desfile em pé. Todos, inclusive Anna Wintour, Hamish Bowles, Grace Coddington e Catherine Deneuve. No Twitter, as pessoas perguntavam: “de pé é o novo sentado?”; “será o fim do mapeamento?”, etc. Tem quem ache que o ocorrido criou um clima de cumplicidade e camaradagem entre os convidados. E ainda teve gente, como o blogueiro Jak and Jill, que se sentiu em uma missa, na igreja. No final, após o lindo desfile da Balenciaga, todos, de fato, disseram amém.
_________________________________________________________________________________________
Já está por toda parte: Carine Roitfeld vai lançar uma revista. Desde que saiu da “Vogue” Paris, ela não parou um minuto e a cada semana temos uma novidade. A revista será lançada em inglês, quatro vezes por ano e ainda não tem nome. Em uma conversa com blogueiros franceses, Carine disse: “Acho que a ‘Vogue’ não vai gostar muito dessa história. Não vai ser fácil fazer de forma independente, mas eu tenho amigos que estão prontos para me ajudar”. E os amigos em questão não são nada básicos. Fazem parte do projeto a super stylist Marie-Amelie Sauve, Stephen Gan (co-fundador da “Visionaire”) e o fotógrafo Mario Testino. “Vamos fazer uma revista linda, muito chique e diferente”, ela disse ao site Dazed Digital.
_________________________________________________________________________________________
Parece que a moda iniciada por Tom Ford está pegando. Agora, é a marca Celine que proibiu fotos em seu desfile, que acontece neste fim-de-semana (02.10). Apesar do controle, Phoebe Philo, diretora criativa da marca, não é tão radical como Ford. Olha que boazinha: fotógrafos oficiais de passarela podem registrar o desfile, um dos mais concorridos da temporada de Paris. Mas, nada de fotos com celular ou câmeras pessoais. Twitpics então, nem pensar. Com a rapidez com que fotos e notícias são transmitidas hoje em dia, as marcas têm sentido a necessidade de controlar cada vez mais o seu conteúdo e impedir que as imagens que não sejam no mínimo perfeitas caiam na rede. Controle? Censura? Exagero? O que você acha disso?