Pense no que é imprescindível para fazer uma revista de moda: roupas, modelos, fotógrafos, locação, editores, stylists. Certo? Não mais. Foi lançada essa semana uma revista de moda bianual que dispensa todos esses elementos. É a “Herself Magazine”, inteirinha feita com… ilustrações!
Publicação inglesa criada por Lula, Thorbjørn Ankerstjerne e Fabio Sebastianelli (ambos do Annual Studio), tem como ideia trazer ilustrações de mulheres inspiradoras do decorrer da história, e todas usando os modelitos mais recentes apresentados nas últimas temporadas de moda.
Na capa, Kate Moss usando um casaco preto de pele da Prada. Dentro da revista, Frida Kahlo, Maria Antonieta, Elizabeth I e até a deusa grega Atenas, todas usando peças de desfiles recentes, como vestidos da Lanvin, peles Valentino e jaquetas Céline. Qual outra publicação conseguiria fazer uma seleção tão interessante quanto essa?
Para a criadora da revista, o foco está nas mulheres e na criatividade por trás de suas roupas. “É sobre a criação de um ponto de vista da moda que celebra a beleza e a emoção disso. Nós não precisamos escolher peças vestíveis, e nós não precisamos celebrar o valor comercial. Nós temos o luxo de celebrar a criatividade da moda”, contou a criadora, que quer ser identificada apenas como ‘Lula’ pois “nasceu e criou-se na web”. A criadora já foi designer de moda feminina e criou um blog, chamado “The Subject I Know Best”, também cheio de ilustrações. Foi daí que a ideia da revista surgiu.
Outro ponto a favor das ilustrações, segundo Lula, é que permite que a revista “abrace a velocidade do mundo da moda”. A criadora continua: “Eu sou muito fascinada pela velocidade. Coleções estão se tornando mais rápidas, e as imagens estão imediatamente disponíveis. [A maioria das publicações impressas] leva eras para uma celebridade concordar, para roupas concordarem, para as roupas chegarem. Com ilustração, você pode expressar sua imaginação ao máximo”.
Para o lançamento, escolheram fazer uma edição de retratos, com todo tipo de grandes personalidades femininas. Além das já citadas acima, há ainda Diana Vreeland, Madonna, Donatella Versace e até a Vênus de Botticelli, todas idealizadas como mulheres modernas. Há também entrevistas, como uma inventada – isso mesmo – com a cantora de ópera Maria Callas (uma das musas de Diana Vreeland, inclusive), e outra com a editora Anna Dello Russo, da “Vogue” Japão.
Ao ser lançada, a reação foi esmagadora – o estoque da Selfridges se esgotou, por exemplo – e personalidades da moda já se declararam fãs, como Stefano Gabbana. Para a próxima edição, que será lançada em março de 2012, Lula já adianta: “Nós continuaremos a celebrar o melhor da temporada, e por causa de estarmos tão inspirados por tantas mulheres maravilhosas, nós gostaríamos de lhes dar uma segunda vida”.
Como “Herself” está além de amarras publicitárias, egos gigantescos e acordos comerciais, não há duvidas de que há espaço mais do que suficiente para ser criativo, e apenas isso.
A revista custa £10 e os pontos de venda estão descritos neste link.