FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    1947 – 2011: morre Loulou de la Falaise, eterna musa de YSL
    1947 – 2011: morre Loulou de la Falaise, eterna musa de YSL
    POR Redação

    Loulou de la Falaise ©Reprodução

    Morreu no sábado (05.11), aos 64 anos, Loulou de la Falaise, musa de Yves Saint Laurent e uma das poucas mulheres que verdadeiramente merecem o título de “ícone de estilo”. Segundo comunicado da Pierre Bergé-Yves Saint Laurent Foundation, a causa da morte não foi confirmada.

    Louise Vava Lucia Henriette Le Bailly de La Falaise nasceu na Inglaterra, em uma família aristocrata que a predispôs a uma vida direcionada às artes e à moda. Seu pai, Alain de la Falaise, era um conde francêse sua mãe, Maxime Birley, era uma anglo-irlandesa que havia sido modelo de Elsa Schiaparelli, e a quem o fotógrafo Cecil Beaton chamou de “a única inglesa verdadeiramente chique”.

    Profissionalmente, seu contato com o mundo da moda começou em Londres, nos anos 1960, quando trabalhou na revista “Queen” – rebatizada como “Harper’s Bazaar” – como editora de moda. Ao fim da década de 60, já separada de seu primeiro marido, ela se mudou para Nova York com a mãe, que se casou com John MacKendry, curador do Metropolitan Museum, e se inseriu na efervescente cena cultural nova-iorquina. Entre seus novos amigos, estavam ninguém menos do que Andy Warhol e Robert Mapplethorpe, cuja carreira ela ajudou a lançar.

    Alta, magra e naturalmente elegante, Loulou de la Falaise seguiu os passos da mãe e também modelou para Cecil Beaton, além de Richard Avedon e Helmut Newton, entre outros top fotógrafos. Mas ela deixaria sua marca na indústria da moda não por seu trabalho como modelo, mas sim, por seu estilo único que a transformou em musa de Yves Saint Laurent – ela é creditada, por exemplo, como uma das inspirações para a criação do icônico “Le Smoking”, em 1966. E é ela quem aparece, ao lado do estilista e de Betty Catroux (outra musa do estilista), em uma das famosas fotos de abertura da loja de Saint Laurent em Londres, em 1969. Em 1972, ela passou a trabalhar para o designer, desenhando joias e chapéus para sua linha de alta-costura e de ready-to-wear, permanecendo na marca até 2002, quando Saint-Laurent se aposentou.

    Em 2003, Loulou abriu sua própria marca e, em 2007, começou a criar peças para Oscar de la Renta. “Acessórios têm um papel importante em nossas vidas agitadas. Se você vai a um jantar e não tem tempo de se trocar, você pode tirar o casaco e colocar uma joia que você tinha guardada na pasta, ou diminuir a sua bolsa. Muito mais fácil do que carregar um vestido de noite no metrô para o trabalho”, ela afirmou sobre o poder dos acessórios.

    A notícia sobre sua morte (ela deixa o marido, Thadée Klossowski de Rola, e a filha única, a modelo Anna) repercutiu no mundo da moda, e muitas personalidades apresentaram seu pesar. Veja o que algumas delas disseram via Twitter:

    André Leon Talley: “Loulou de la Falaise está morta. Grande ícone de estilo! Estou devastado”.

    Dita von Teese: “Triste por saber do falecimento de Loulou de la Falaise. Ela era a epítome do chique”.

    Derek Blasberg: “Ah cara, outro ‘descanse em paz’ nesta manhã: Loulou de la Falaise, a devastadoramente chique musa do Yves Saint Laurent original, morreu aos 63 anos”.

    Diane Von Furstenberg: Loulou de la Falaise nos deixou. Lendária musa de designer, nós sentiremos falta de seu espírito grandioso, elegância poderosa e estilo verdadeiro. Com amor, Diane”.

    Não deixe de ver
    Em especial de Dia dos Pais, Bottega Veneta apresenta modelo de tênis repaginado
    ulia Mestre: entre vampiras, serpentes e feitiços sonoros, artista transforma vulnerabilidade em poder
    Nomes renomados e grandes novidades marcam agenda da Copenhagen Fashion Week
    Focada no estilo americano, Derek Lam e Frēda Salvador reinventam as sapatilhas de luxo
    Para evento de ‘Wandinha’, Jenna Ortega usa looks de Elena Velez e Vivienne Westwood
    Fim de uma era: ‘And Just Like That’ terá fim na terceira temporada e atriz se despede de Carrie
    Meio século! Bonpoint comemora 50 anos durante a Paris Fashion Week
    Prada lança perfume com campanha de novo embaixador global da marca, Tom Holland
    Lindsay Lohan reinterpreta look de Anna, de ‘Freaky Friday’, para divulgação de filme
    Pamela Anderson aposta em look full Gucci para gravação em Nova York