FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Profissão: blogueiro. Conheça a fonte de renda de Bryanboy e cia
    Profissão: blogueiro. Conheça a fonte de renda de Bryanboy e cia
    POR Redação

    Kelly Framel, Bryanboy, Rumi Neely, Susie Lau e Leandra Medine ©FFW

    Uma reportagem recente do “WWD” que detalha as fontes de renda de cinco dos mais famosos blogueiros de moda do mundo reascendeu a discussão sobre a questão da publicidade na blogolândia. A publicação revelou uma “ficha técnica” com estilo, page views, formação, fonte de renda, desfiles vistos e um exemplar de posts do Bryanboy, do seu blog homônimo; Susie Lau, do Style Bubble; Rumi Neely, do Fashion Toast; Kelly Framel, do The Glamourai; e Leandra Medine, do Man Repeller.

    O “WWD” se absteve de comentar os (impressionantes) dados, afirmando somente que: “Não são só as coleções o que as pessoas esperam para ver durante a maratona de semanas de moda, mas também os comentários e feedback dos blogueiros que, aos olhos de muitos, se tornaram tão relevantes quanto os desfiles sobre os quais eles blogam”. Opinião similar, embora muito mais contida, à que a cantora Lady Gaga emitiu em setembro em sua coluna na “V Magazine”, quando causou polêmica ao questionar o trabalho da crítica de moda Cathy Horyn, do “New York Times”, e chamar a blogueira Tavi Gevinson e seu blog thestylerookie de “futuro do jornalismo”.

    O que levanta a questão da responsabilidade que esses blogueiros têm para com seus leitores fieis, e como eles equilibram publicidade e opinião em seus blogs. O site “Fashionista” repercutiu a reportagem do “WWD” com a reflexão: “À medida em que os blogs fazem a transição de diários de estilo pessoal para negócios lucrativos, alguns leitores começam a sentir que o conteúdo original e imparcial, que já foi a pedra fundamental do que tornava os blogs tão relevantes, foi comprometido” – o FFW já havia levantado essa discussão, lembra?

    Veja os principais detalhes da “ficha técnica” levantada pelo “WWD”, e deixe o seu comentário sobre a questão colocada pela publicação: “Blogueiros sentados na primeira fileira já viraram um lugar-comum – assim como suas parcerias com grandes marcas e grifes que muitas vezes ocultam a natureza do que eles fazem: reportagem e crítica ou marketing e promoção?”.

    Bryanboy

    Bryanboy ©Reprodução/Bryan Boy

    Ponto de vista: “Meu ponto de vista é extremamente pessoal e íntimo. Meu blog permanece da maneira que eu o comecei há sete anos [em outubro de 2004] – um diário pessoal com foco pesado em viagens, moda e minha vida pessoal. Eu me comunico com meus leitores e seguidores como se estivesse falando com um amigo. Eu também compartilho fotos das minhas obsessões, o que eu vivencio em um dia, etc”.

    Page Views: Média de 1,4 milhões de page views por mês.

    Formação: Sem treinamento formal em jornalismo, e não teve nenhum trabalho anterior.

    Fonte de renda: Publicidade é a principal fonte de renda, mas também faz aparições em eventos, colabora com marcas (como quando fez o styling de um vídeo da H&M), e julgou concursos para o blogger de estilo da Sunglass Hut e para a busca por um correspondente para a Elle x Nokia Style.

    Desfiles a que compareceu: Foi a desfiles em Nova York, Milão e Paris (“Londres eu pulei”) como Louis Vuitton, Prada, Jil Sander, Marc Jacobs, Chanel, Miu Miu, Valentino, Dolce & Gabbana, Lanvin e Versace.

    Susie Lau, Style Bubble

    Susie Lau, do Style Bubble ©Reprodução/Stylebubble

    Ponto de vista: “Quando comecei, eu queria escrever sobre moda de uma perspectiva muito pessoal, tentando não fazer com que o high fashion parecesse muito metido ou intelectual. Então comecei a tirar fotos de looks – apesar de que isso evoluiu para um gênero de blogging por si só – porque eu sempre achei que a melhor maneira de agir de acordo com o que você acredita é usar as chamadas tendências, usar as roupas, etc. Além disso, eu quero promover designer jovens e emergentes”.

    Page views: Pelo menos 1,2 milhões de page views e 550 mil unique visitors por mês.

    Formação: Estudou história e, desde que fundou seu blog, em 2006, até maio de 2010, ela teve trabalhos em período integral – primeiro com digital advertising e depois como editora do “Dazed Digital” (web site do “Dazed & Confused”). Agora ela trabalha como freelancer.

    Fonte de renda: Propagandas no blog e parcerias com a Gap, Furla, Selfridges, Uniqlo, Topshop, Club Monaco e Benetton. Ela também faz edições e stylings como convidada especial, e escreve como freelancer.

    Desfiles a que compareceu: Mais de 40 em Nova York, 45 em Londres, 12 em Milão e 60 em Paris (pela “Dazed Digital”).

    Rumi Neely, Fashion Toast

    Rumi Neely, do Fashion Toast ©Reprodução/Fashiontoast

    Ponto de vista: “Estilo pessoal, fotografia e inspirações atuais. [Influencio meus seguidores] permanecendo fiel aos meus instintos e não fazendo coisas toscas. Como um blogueiro, você recebe uma infinidade de propostas de empresas. O que você evita é o que vai te definir”.

    Page views: Mais de um milhão por mês.

    Formação: Não tem treinamento formal em jornalismo mas adoraria explorar a escrita. Além do blog, ela nunca teve um emprego que tenha durado mais de um mês.

    Fonte de renda: Além da propaganda no blog, ela atualmente tem contrato com a Next em New York e Les Pros Entertainment no Japão. Ela também já desenhou para a RVCA e Dannijo e apareceu em uma campanha da Forever 21.

    Kelly Framel, The Glamourai

    Kelly Framel, do The Glamourai ©Reprodução/Theglamourai

    Ponto de vista: “Meu blog é sobre estilo pessoal e design de interiores, e eu procuro inspirar meus leitores a tomar aquele tempinho extra ao se arrumar de manhã, ou arrumar a casa um pouco, porque acredito que você tira da vida aquilo que você investe”.

    Page views: Cerca de 4 milhões por mês.

    Formação: Tem um diploma em design de roupas; trabalhou para Naeem Khan.

    Fonte de renda: Desenha suas próprias joias, tem propagandas no blog, cuida de posts no Glamour.com e faz styling para marcas. Já trabalhou com a Christian Dior, Club Monaco, Coach, Erin Fetherston, Forever 21, Juicy Couture, LL Bean, Ralph Lauren e Shu Uemura e desenhou uma gilete para a Schick Intuition que será lançada no ano que vem.

    Desfile a que compareceu: Foi a desfiles em Nova York, incluindo Michael Kors, DKNY, Tory Burch, Rebecca Minkoff, Tracy Reese, Rebecca Taylor, Helmut Lang e Ralph Lauren. Cobriu desfiles em Milão como o da Marni, Etro e Pucci para a “Grazia”.

    Leandra Medine, Man Repeller

    Leandra Medine, do Man Repeller ©Reprodução/Manrepeller

    Ponto de vista: “Moda boa é feita para agradar as mulheres, não os homens, então quando ela acontece, as tendências que nós amamos, os homens odeiam. E isso é fantástico”.

    Page views: Cerca de 50 mil por dia e 1,5 milhões de page views por mês.

    Formação: Formada em jornalismo pela Eugene Lang College The New School for Liberal Arts em 2011.

    Fonte de renda: Propaganda no blog e parcerias com marcas como Barney’s New York, Saks Fifth Avenue, Michael Kors, Prabal Gurung, Bobbi Brown, Mackage, Dannijo e Gryphon para fazer styling, modelar, escrever e, recentemente, desenhar, também.

    Desfiles a que compareceu: De 30 a 40 em Nova York e quatro em Paris, incluindo Alexander Wang, Prabal Gurung e Thakoon.

    Não deixe de ver
    Do grafite ao vibrante: 3 tendências da New York Fashion Week para adaptar nos looks agora mesmo
    Fluidez e acessórios: 5 dicas para adotar a tendência do estilo boho no seu guarda-roupa
    Kiko Kostadinov x ASICS se inspira no Japão dos anos 50 para lançar tênis com modelo Tabi
    Estamos obcecados pelo cabelo da campeã Alysa Liu
    Florence Hunt, de ‘Bridgerton’, encanta com look da Dior recém-saído das passarelas
    ‘Nascido Clássico’: Reebok aposta em legado e couro nobre em coleção estrelada por Karol G
    ‘Destin de Balmain’: Maison lança novo perfume feminino com morango e frasco dourado
    LV Tilted: Com toque de anos 90, Louis Vuitton reinventa o skatewear com tênis refinado 
    Bad Bunny no Brasil: 4 ideias de looks com referências latino-americanas para curtir o show
    Michelle Yeoh usa vestido amarelo da Dior para ganhar estrela na Calçada da Fama