FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Rodarte é a próxima marca a passar das passarelas aos palcos
    Rodarte é a próxima marca a passar das passarelas aos palcos
    POR Camila Yahn

    Kate e Laura Mulleavy ©Reprodução

    O blog do “LA Times” anunciou uma parceria entre a Rodarte e a Filarmônica de Los Angeles para a obra de Mozart, “Don Giovanni”, com estreia marcada para maio de 2012.

    As irmãs Kate e Laura Mulleavy, estilistas da marca, afirmam que esta não foi uma decisão difícil de tomar, “nossa avó era cantora de ópera e este é um trabalho que a deixaria muito orgulhosa”.

    As designers da Rodarte já eram respeitadas no meio da moda por sua visão mais artística e pelo uso de técnicas artesanais que estão sempre presentes em seu trabalho. Mas ficaram conhecidas mesmo após criarem o figurino para o filme “Cisne Negro”, de Darren Aronofsky.

    “Don Giovanni” é a primeira peça de uma trilogia a ser apresentada pela Filarmônica de Los Angeles. Em seguida vêm “The Marriage of Figaro”, em 2013, e “Così Fan Tutte”, em 2014. Esta última também ganhou uma versão em Bruxelas, em 2006, com figurino criado por Christian Lacroix, um veterano dos espetáculos.

    Já na Inglaterra, o English National Ballet faz uma releitura do balé “The Rite of Spring”, de Stravinsky, que também tem a participação de um designer mais ligado à indústria da moda, o italiano Kinder Aggugini. A apresentação celebra o legado do coreógrafo e fundador do Ballets Russes, Sergei Diaghilev, e estreia em março deste ano, em Londres. Aggugini, que já desenhou para John Galliano, Vivienne Westwood, Paul Smith e Versace, disse estar lisonjeado com o convite da companhia britânica. “Não é apenas desenhar um figurino, é fazer nascer uma peça de arte icônica”.

    Sketch para “The Rite of Spring” e tutu de pétalas de rosa de Kinder Aggugini ©Reprodução

    A ligação entre grandes nomes da moda e do espetáculo é antiga. Lacroix, conhecido como o grande pioneiro de figurinos para as artes cênicas, tem criado figurinos criativos para diversos balés e óperas desde 1988. Entre eles, constam peças de can-can para o “Gaîeté Parisienne”, inspiradas na Belle Époque, e as óperas em “Carmen” e “Cinderela”. Todas estas criações foram exibidas em uma exposição dedicada a essa sua veia cênica, a “Le Costumier”, que ficou em cartaz em São Paulo, no MAB, na Faap, em 2009.

    Sketch e vestido em exposição de Christian Lacroix para “Cosi fan Tutte” ©Reprodução

    As criações de Stella McCartney e Viktor and Rolf ©Reprodução

    Mais parcerias: o sapateiro Christian Louboutin criou uma série de sapatilhas que ele chama de “Ballet Stilettos” para o English National Ballet; Stella McCartney assinou o figurino de “Ocean’s Kingdom”, que estreou em 2011 com o New York City Ballet; a dupla alemã Viktor & Rolf criou peças extravagantes e coloridas, finalizadas com mais de um milhão de cristais Swarovski para duas óperas de Robert Wilson; e a marca Chloé fez o caminho inverso e convidou a bailarina Janie Taylor para fazer um filme em que ela dança usando roupas da coleção, em 2011.

    Janie Taylor dança vestindo Chloé:

    Estes encontros entre designers e palcos são cada vez mais comuns. A vida que as roupas ganham quando se juntam a outra forma de arte é algo muitas vezes difícil de conseguir nas passarelas e, ao mesmo tempo, uma realização extremamente atraente para os estilistas. Resumo da “ópera”: ambas as partes saem ganhando. Os espetáculos, que muitas vezes não têm a devida exposição na mídia, alavancam esse lado se unindo a criadores renomados do mundo da moda; e os estilistas têm a oportunidade de participar de criações embasadas em peças culturais de expressão mundial, elevando seu trabalho ao status da arte.

    Não deixe de ver
    Kristen Stewart surge com cabelo rosa e traz a rebeldia que faltava a Cannes
    Adidas Originals e Willy Chavarria celebram raízes urbanas em nova colaboração
    Wishlist: Esses são os lançamentos mais quentes da semana
    Alexander McQueen: a história do designer chega aos palcos da Broadway, em Nova York
    Entre a lei e o feed: por trás da estética da inocência em tempos digitais
    Havaianas e Dolce & Gabbana lançam segunda coleção de chinelos
    Supermodel blond: Bella Hadid estreia novo visual loiro em Cannes
    Lyas: entre o humor e a moda
    Adidas volta a vestir o Brasil nas Olimpíadas, a partir de 2026
    Julia Gastin traz imaginário nacional para a joalheria