Por Julie Segal*, em colaboração para o FFW
Se nas estações passadas a tendência da androginia nos calçados viu seu ápice por meio dos oxfords, brogues e mocassins, exaustivamente desfilados dentro e fora das passarelas, surge para as próximas temporadas outra opção: os slippers.
O modelo, que imita as pantufas de antigamente, vem ensaiando sua entrada nos armários dos fashionistas mais antenados, e de uns tempos para cá, ganhou força e promete ser uma forte tendência para as próximas estações.
A origem dos slippers é nobre: feitos de veludo e bordados de iniciais e brasões, os homens da aristocracia inglesa costumavam usá-los quando recebiam convidados para eventos formais em casa. Não é à toa que também são conhecidos como Prince Albert Slippers, ou Pantufas do Príncipe Albert. Da realeza para a cultura pop, alguns anos depois, na década de 70, Hugh Hefner, fundador da “Playboy”, transportou os chinelos para a sua mansão, transformando-os em sua marca registrada, junto com os robes vinho e as “coelhinhas”.
Os slippers de agora, além do modelo clássico em veludo, aparecem em versões repaginadas, com estampas de bichos, tachas e glitter, e vêm caindo nas graças dos mais descolados, já que são uma alternativa confortável e com informação de moda.
Como são uma versão mais suave dos sapatos masculinos, como o oxford, e, ao mesmo tempo, não são tão delicados quanto as sapatilhas, ficam bem tanto com vestidos e saias quanto com shorts e calças mais secas, especialmente as mais curtas.
Os modelos já apareceram nas passarelas internacionais, como no desfile da The Row, Jenni Kaynes e Valentino Couture:
E também em ícones de estilo, como Alexa Chung, Olivia Palermo, Anne Hathaway, Pixie Lott e Giovanna Battaglia, que já aderiram aos sapatinhos:
Os homens não ficam de fora — nada mais justo, afinal, os slippers são originalmente do armário deles:
No Brasil, você pode encontrar um par para chamar de seu em lojas de distribuição nacional como a Schutz, Arezzo, ANACAPRI, Shoestock, Christian Louboutin e até mesmo na versão plástico, da Melissa. Veja algumas sugestões de modelos na galeria ao fim da matéria.
Fashionistas, comemorai: mais um item atual, que não vai causar bolhas e dores no final do dia.
*Julie Segal é autora do blog closet180.com