FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Temática da imagem feminina na mídia é discutida em documentário
    Temática da imagem feminina na mídia é discutida em documentário
    POR Camila Yahn

    Jennifer Siebel Newsom em uma palestra sobre mídia e representatividade feminina ©Reprodução

    Há um ano, no Festival de Cinema de Sundance, um documentário sobre a forma como a mídia americana limitava a representatividade feminina criando uma geração de jovens mulheres definidas pela aparência, jovialidade e sensualidade, causava furor. O documentário em questão era “Miss Representation”, da atriz, produtora e ativista Jennifer Siebel Newsom, e contava com a participação de várias mulheres poderosas, entre elas Condoleezza Rice e a atriz Jane Fonda, falando da falta de representatividade feminina na mídia e de como isso condiciona a ambição das meninas.

    Um ano depois, agora com o apoio do site missrepresentation.org e com apresentações marcadas por todos os Estados Unidos, Jennifer, produtora do filme famosa pela participação em seriados como Mad Men e Numb3rs, tornou-se uma ativista na construção de uma mensagem feminina mais encorajadora na mídia.

    Sobre a ideia para o documentário, Jennifer conta em uma palestra para o evento TEDx: quando ela e o seu marido, o atual governador da Califórnia, Gavin Newsom, tiveram a sua primeira filha, Montana, ela recebeu muitos elogios a sua aparência e muitas coisas rosa. Um ano e meio depois, quando nasceu o seu segundo filho, Hunter, ele recebeu menos elogios quanto a sua aparência, muitas coisas em azul, uma camiseta que tinha escrito “Futuro Presidente” e uma carta diretamente da Casa Branca falando: “O mundo está a sua frente, você pode ser aquilo que você quiser”. Comovida, Jennifer continua contando que ficou honrada com os presentes que Hunter tinha recebido, mas por outro lado pensou que nunca ninguém falou para a sua filha mais velha que ela tinha todas as oportunidades que ela quisesse.

    Então, Jennifer teve uma visão: estas mensagens inconscientes que são ditas aos nossos filhos determinam o que eles acham que podem ou não ser no mundo. E Jennifer não quer que a sua filha cresça pensando que tem coisas que ela não pode ser. Com base em estatísticas consultadas, Jennifer percebeu que problemas como distúrbios alimentares e falta de confiança nas jovens de hoje em dia eram causados pela imagem errada que a mídia constrói das mulheres.

    Esta influência da mídia na construção de modelos femininos é uma temática que vem sendo discutida em vários niveis. Recentemente, a “Vogue” anunciou a criação do Health Initiative, um instituto que pretende regulamentar as “Vogues” de todo o mundo quanto à promoção de um estilo de vida saudável.

    Desta visão, surgiu o documentário “Miss Representation”, apoiado pela magnata da mídia, Oprah Winfrey, que o transmitiu em seu site, e que tem como objetivo exigir por parte da mídia uma cultura que represente as mulheres e que as valorize.

    O trailer abaixo mostra um pouco do filme de 90 minutos:

    Este ano, também no Festival de Sundance e dentro da mesma temática feminina, Jennifer participou como produtora executiva do documentário vencedor do Audience Award (prêmio atribuído pelo público), “Invisible War” (Guerra Invisível), que relata a história de mulheres que sofreram abusos sexuais no exército americano, e o seu esforço para serem ouvidas e para que os infratores sejam punidos de forma justa.

    Não deixe de ver
    Travis Kelce anuncia parceria com a American Eagle como diretor criativo de coleção
    Pela primeira vez, Gisele Bündchen é a musa de campanha da italiana Elisabetta Franchi
    Pool Jeans apresenta coleção limitada de peças urbanas inspirada no The Town 2025
    Do asfalto às pistas: Puma revive legado jamaicano em nova edição do H-Street
    Klaus Mitteldorf celebra 50 anos de carreira com livro MMXXV
    Jennifer Lawrence é vista com bolsa Dracula, tote bag da Dior que ainda não lançou
    Meghan Markle quebra o protocolo real! E comenta sobre regra de moda surreal da realeza
    Vibe retrô voltou com tudo! Levi’s® apresenta coleção que une tecnologia e estilo moderno
    Dove Cameron é a nova embaixadora global da marca de cosméticos Urban Decay
    Armani leva seu universo de beleza para o coração do Festival de Veneza; veja detalhes