FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Ícones da Fotografia: Helmut Newton ganha retrospectiva em Paris; saiba mais
    Ícones da Fotografia: Helmut Newton ganha retrospectiva em Paris; saiba mais
    POR Redação

    Fotografia de 1976 ©Helmut Newton/Reprodução

    Provocativa e impactante, a fotografia de Helmut Newton é marcada pelo erotismo, pelo choque da opulência fantasiosa da moda à sensualidade, muitas vezes explícita, da figura feminina. As imagens criadas por Newton, com destaque para seu trabalho autoral e junto a “Vogue” francesa, ajudaram a introduzir o nu nas publicações de moda e a definir os padrões de beleza do século 20. A partir do dia 24 deste mês, o Grand Palais, em Paris, apresenta uma vasta retrospectiva com mais de 200 obras do fotógrafo alemão, falecido em 2004.

    ©Helmut Newton/Reprodução

    Sob curadoria de June Newton, viúva do fotógrafo, a exposição no Grand Palais é um tributo à cidade que rendeu ao alemão suas imagens mais icônicas. Nascido Helmut Neustadter em 1920 em uma família judia de Berlim, Newton teve contato com sua sexualidade desde cedo: seu irmão mais velho o levou ainda pequeno às zonas de prostituição da capital alemã – tais experiências viriam a influenciar fortemente seu trabalho futuro e os estudos do corpo feminino que empreendeu e que alteraram o curso da fotografia moderna.

    Em 1936, aos 16 anos, Newton conseguiu seu primeiro emprego: assistente da fotógrafa Else Neulander Simon, conhecida profissionalmente como “Yva”. A experiência, no entanto, não durou muito: em 1938, sob pressão do governo antissemita já em vigor na Alemanha, Simon fechou seu estúdio (e, posteriormente, morreu em um campo de concentração) e Newton mudou-se para Singapura, onde trabalhou como fotojornalista por um breve período no “The Strait Times”. Pouco depois, Newton foi para Melbourne, Austrália.

    ©Helmut Newton/Reprodução

    Na Austrália, ele serviu ao exército do país durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e, findo o conflito, abriu seu primeiro estúdio fotográfico com o intuito de ganhar a vida na profissão que sempre sonhou. Neste mesmo período, o alemão conquistou a cidadania australiana e conheceu a atriz June Brunell, que, em 1948, tornou-se sua esposa e companheira de toda a vida. Apesar de conquistar muitos trabalhos locais e fotografar para a “Vogue” australiana, a carreira de Newton só foi decolar com a sua mudança para Paris, em 1961 (antes da capital francesa, Newton viveu alguns meses em Londres, onde colaborou com a “Vogue” inglesa).

    Em Paris, Newton e sua esposa se estabeleceram no bairro boêmio do Marais. Na cidade, o fotógrafo conquistou um posto efetivo na “Vogue” francesa e, ocasionalmente, desenvolvia editoriais para a edição britânica da revista, além de colaborar com outras publicações como “Queen”, “Playboy”, “Harper’s Bazaar” e “Elle”. Nos muitos anos em que viveu na França, Newton criou imagens icônicas e aperfeiçoou seu estilo, contribuindo para a introdução de elementos eróticos e fetichistas na indústria da moda, até então relativamente dominada pelo tradicionalismo.

    ©Helmut Newton/Reprodução

    Em 1981, já com muitos prêmios no currículo, uma nova mudança: Newton tornou Mônaco sua residência, mas durante os meses de inverno passava temporadas na ensolarada Los Angeles. A trajetória profissional de Helmut Newton manteve-se sempre ascendente, até seu falecimento em 2004, em consequência de um acidente de carro no famoso hotel Chateau Marmont. Após sua morte, June Newton, que também adotou a fotografia como profissão em meados da década de 1970 sob o pseudônimo de Alice Springs, criou na Alemanha a Fundação Helmut Newton para preservação do trabalho de ambos. Para esta retrospectiva no Grand Palais, June criou um curta-metragem em homenagem ao marido (“Newton by June”; veja o teaser abaixo).

    Helmut Newton @ Grand Palais
    Avenida Winston Churchill, 75008
    Paris, França
    24 de março a 17 de junho de 2012
    + Site

    + Conheça a trajetória de outros mestres da fotografia:
    – Deborah Turbeville
    – Paolo Roversi

    Confira na galeria abaixo mais trabalhos de Helmut Newton:

    Não deixe de ver
    Uniqlo apresenta coleção super divertida da Disney inspirada no novo filme ‘Zootopia 2’
    Scarlett Johansson brilha ao usar look full Prada para receber premiação
    Lacoste aposta no audiovisual e estreia no cinema com ‘Chien 51’, de Cédric Jimenez
    Emma Corrin usa avental recém-saído da nova coleção da Miu Miu durante evento em Londres
    História e moda indiana: Os melhores looks do Pink Ball, organizado por Isha Ambani
    Farm Rio e Zerezes lançam coleção de óculos e campanha celebra mistura de gerações
    Marca de tequila de Kendall Jenner se une à Set Active para coleção limitada
    Dakota Johnson é a nova embaixadora global da maison Valentino
    Academy Museum Gala
    Os look mais icônicos das celebridades no Academy Museum Gala
    L’Óreal compra divisão de beleza da Kering por 4.6 bilhões de euros