FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Afinal, o que é peplum? Saiba tudo sobre a grande tendência de 2012
    Afinal, o que é peplum? Saiba tudo sobre a grande tendência de 2012
    POR Redação

    Lily Donaldson na “V” #76 ©Sharif Hanza/Reprodução

    A moda é intermitente – ao contrário do que se costuma afirmar no segmento, de que a mesma é cíclica. Nenhuma tendência retorna da mesma maneira; assim como os padrões métricos e materiais são alterados com o passar dos anos, também o são os ideais estéticos e o gosto dos consumidores. A cada estação, uma cor, forma ou comprimento se reinventa, convertendo-se em desejo imediato e movimentando todos os setores da cadeia têxtil, que precisa atuar de forma cada vez mais rápida para suprir a ânsia pelo novo. Nas últimas duas temporadas internacionais, com destaque para as marcas que desfilam em Londres e Paris, um elemento até então esquecido nos livros de história da indumentária voltou a protagonizar produções que foram das passarelas às ruas: o peplum.

    O peplum icônico da Christian Dior ©Reprodução

    O nome pode parecer um tanto exótico e não remeter a nenhum item do guarda-roupa contemporâneo, ou até soar como um traje digno das melhores ficções científicas ou filmes de época. A verdade é que o peplum, apesar de realmente ter origem no vestuário feminino da Grécia antiga (especula-se que 500 a.C.) e denominar um gênero de películas que dominou o cinema italiano até meados da década de 1960, é uma simples quantidade sobressalente de tecido que, adicionada a blusas, jaquetas, saias e vestidos, envolve parte da cintura e quadril. Antes de ressurgir nos desfiles internacionais de Primavera/Verão 2012, o peplum foi eternizado por Christian Dior em 1947 em sua primeira coleção, que seria batizada de “New Look”. Ainda, como prova da intermitência da moda, o peplum foi revitalizado nos anos 1980 e, ao contrário da elegância proposta pelo estilista francês, tornou-se parte da estética extravagante do período.

    Carol Trentini no editorial “Dare to Flare” da “Vogue” americana ©Craig McDean/Reprodução

    Ao aparecer repetidas vezes nas passarelas de marcas influentes como Alexander McQueen, Givenchy, Burberry Prorsum, Lanvin e Jil Sander, sobretudo a partir da Primavera/Verão 2012, o peplum voltou a chamar a atenção de outros designers, coolhunters e editores de moda internacionais. Em janeiro de 2012, a “Vogue” americana dedicou um editorial inteiro à tendência: em “Dare to Flare”, a brasileira Carol Trentini aparece em seis páginas vestida em algumas das peças mais desejadas da estação. E o que Anna Wintour e Grace Coddington aprovam certamente repercute em matérias, campanhas publicitárias e looks de tapete vermelho. No Oscar deste ano, que aconteceu no dia 26 de fevereiro em Los Angeles, Michelle Williams, indicada a Melhor Atriz por “Sete Dias com Marilyn”, surgiu linda em um longo coral da Louis Vuitton. Além da cor, o grande destaque do vestido era o peplum, que de forma delicada adicionou alguns centímetros de quadril ao corpo delgado da americana. Coincidentemente – ou não, já que tendências não acontecem por acaso – Tina Fey e Georgina Chapman, designer da Marchesa, compareceram ao evento com à bordo de peças que também possuíam o já tão falado “babadinho”.

    Michelle Williams, Tina Fey e Georgina Chapman no Oscar 2012 ©Reprodução

    Das peças apresentadas nos desfiles internacionais às produções de celebridades ou ícones de street style, como Anna Dello Russo e Giovanna Battaglia, o peplum caiu no interesse das ávidas trendsetters e blogueiras de moda. Como ocorre usualmente com as tendências “recém-renascidas” do século 21, o próximo passo do peplum é dominar as vitrines e estantes de grandes redes varejistas, pequenas lojas e bairros e, como acontecem em casos mais extremos (lembre-se das “clogs” e das bolsas “Chanel 2.55”), camelôs. Mas, ainda falta bastante para tal, em especial no Brasil, em que poucas marcas expuseram a proposta nas últimas edições do Fashion Rio e SPFW. No momento, a preocupação de quem deseja aderir à tendência é escolher o peplum correto.

    Giovanna Battaglia, Emma Stone e Diane Kruger ©Reprodução

    A quantidade extra de tecido pode duplicar o tamanho do quadril, mas pode também, dependendo de sua circunferência, diminuir alguns centímetros de cintura. Para quem possui o corpo em formato de triângulo invertido (ombros largos e quadris estreitos), o peplum cai com perfeição ao equilibrar a silhueta. Isso, no entanto, não significa que as curvilíneas devem evitar a tendência: o ideal é escolher peças com modelagens menos volumosas e cores escuras, além da adição sempre bem-vinda de saltos altos. A dica é provar muitas opções, até encontrar a melhor para você, ou seja, a que te deixe confortável e eleve sua auto-estima.

    + Confira na galeria abaixo o peplum nas passarelas de Paris, Londres, Nova York, Milão e São Paulo:

    Não deixe de ver
    KNWLS e Nike se unem em parceria e lançam coleção com campanha repleta de personalidades
    Kendall Jenner estrela nova fase da Therabody com máscara de LED futurista
    Apple Martin assume papel de ‘Eva’ moderna em nova campanha da Self-Portrait
    Iguatemi Talks Fashion anuncia programação da 9ª edição que acontece agora, em outubro
    Paulo Borges e os 30 anos da SPFW: “Não é uma marca que vai fazer a moda ser importante. é um esforço coletivo”
    Ines Di Santo lança coleção limitada de vestidos de noiva inspirada em ‘Wicked 2’
    Bold Strap e Housi realizam parceria inédita durante a 60ª edição da São Paulo Fashion Week
    Mercado Livre aposta alto na moda com curadoria de Daniel Ueda para SPFW
    Após saída da Dior, Maria Grazia Chiuri é nomeada diretora criativa da Fendi