FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Jacaré disse
    Jacaré disse
    POR Camila Yahn

    Felipe Oliveira Baptista em conversa com o FFW ©Ricardo Toscani/FFW

    O diretor criativo da Lacoste, o português Felipe Oliveira Baptista, 37, está em São Paulo para uma série de eventos. A princípio, sua vinda estava conectada com a abertura da loja da Lacoste no shopping JK, mas como o espaço está sem previsão de abertura, a marca otimizou sua primeira visita oficial ao país para divulgar sua nova coleção, desfilada na semana de moda de Nova York.

    A galeria Ziper, nos Jardins, é o lugar escolhido para essa apresentação para imprensa e convidados e foi também onde ele conversou o FFW.

    O designer português está habituado a uma vida agitada. Além de cuidar dos seus dois filhos e da Lacoste, Felipe ainda dá total atenção à sua marca homônima, que desfila no calendário de Paris. Nomeado diretor criativo da Lacoste em 2010, ele substituiu o francês Christophe Lemaire, que migrou para a Hermès. Com um curriculum aprimorado – Felipe venceu o festival d’Hyères em 2002 e trabalhou na Maxmara, na Cerruti e com o próprio Lemaire – ainda assim a nomeação de Felipe chegou de surpresa. Segundo a marca, de uma seleção de designers, Felipe foi quem apresentou a proposta que mais se relacionava com o que a Lacoste queria para o seu futuro: rejuvenescimento e uma interpretação contemporânea.

    Em sua mais recente coleção para a marca de sportswear, apresentada em fevereiro deste ano em Nova York, Felipe surpreendeu a mídia especializada: vasculhando os arquivos da marca, o designer encontrou fotografias da equipe francesa de esqui usando uniformes Lacoste na década de 60 e encontrou aí sua inspiração. Os pilares da marca, fundada em 1933 pelo jogador de tênis francês René Lacoste, juntamente com os traços modernos e urbanos de Felipe, resultaram em uma união equilibrada entre a tradição e a modernidade.

    Um exemplo da “interpretação contemporânea” dada por Felipe à Lacoste ©Ricardo Toscani/FFW

    Muito simpático e atencioso, Felipe estava visivelmente cansado. Chegou na terça-feira (24.04) ao Brasil, e já volta na quinta-feira (26.04) para Paris. Leia abaixo nossa conversa com o estilista:

    Como consegue conciliar todos os seus trabalhos com família e viagens?

    Muita organização (risos). Parece um bocado clichê mas é isso mesmo, conseguir ter as duas equipas nas duas marcas, organizadas de maneira que eu possa trabalhar, dar inputs e as coisas irem avançando. Por outro lado, o fato de eu fazer tantas coisas ao mesmo tempo, também estimula bastante criativamente. Há sempre prós e contras.

    Com tantos endereços – Paris, Nova York e Portugal – onde procura inspirações?

    Por todo o lado. Sempre que estou em viagem, olho para tudo e tento fazer pesquisa. Ontem quando cheguei, já fui a galerias de arte brasileira, Sempre que posso conciliar um bocadinho dou uma escapada a um museu, a um mercado… é sempre bom.

    O que levou da sua individualidade para a Lacoste?

    Quando cheguei à Lacoste, o objetivo era sair da ideia de ser só esportivo e só roupa estilo country club. A ideia era dar uma camada mais urbana, algo que possa ser usado todos os dias da semana. Talvez com um bocadinho mais de body contours, mais sensual, mas sem perder o lado esportivo. Depois tem a minha sensibilidade. A maneira como trato as roupas também migra um pouco de uma marca para a outra.

    Novos cortes e proporções na Lacoste ©Ricardo Toscani/FFW

    Como você atualiza os ícones da Lacoste?

    Há alguns elementos que precisamos sempre usar, mas com a ideia de dar uma nova linguagem. Novos cortes, novas proporções, temos peças em piquê, que é uma referência bastante tradicional, mas utilizamos uma versão mais sensual,  piquês em seda, em viscose. Tentamos criar coisas que as pessoas olhem, percebam que é novo, mas sabem que é Lacoste.

    O que o Brasil significa para a Lacoste no momento?

    O Brasil é um dos mercados mais importantes para a Lacoste. É uma marca que é facilmente identificável com o Brasil porque tem um lado easy-going, muito sportswear, mas que valoriza o corpo. É um casamento lógico, Brasil e Lacoste, espero que dê bons resultados.

     

    Não deixe de ver
    BOSS lança primeira linha de joias no Brasil com itens de aço e couro legítimo
    Leilão de alta-costura da amfAR ganha elegância com peça exclusiva de Roberto Cavalli
    Kate Hudson
    Kate Hudson aposta em vestido transparente de Vera Wang para estreia de filme
    Fashionista como a Rachel: Jennifer Aniston usa look Givenchy em evento de ‘The Morning Show’
    Desfile Louis Vuitton
    Louis Vuitton revela próxima parada que será palco da coleção Cruise 2027
    Travis Scott estreia novo papel na Oakley ao lançar modelo inédito e reinventado de Juliet
    Charli XCX anuncia filme sobre sua trajetória no pop e bastidores de sua maior turnê
    Levi’s X De La Soul Band Tee
    Levi’s lança nova coleção de camisetas com De La Soul, banda de hip-hop
    Doni Nahmias assina coleção inspirada no filme ‘Marty Supreme’, estrelado por Timothée Chalamet
    Oakley X Miu Miu
    Oakley X Miu Miu: Collab prova que ski gear pode ser luxuoso