Chega a São Paulo na terça e quarta-feira (04 e 05.12) a MDNA, maior turnê mundial de Madonna, que começou em maio em Tel Aviv, Israel, e que vai passar por um total de 32 países. No Brasil, os shows em São Paulo foram precedidos pelo do Rio de Janeiro, que aconteceu domingo, e que foi marcado, assim como as demais apresentações desta turnê, por um maior esforço da cantora em se relacionar com o público; no Rio, ela interagiu com as pessoas falando em português, e chegou a exibir uma tatuagem (de mentira, claro) nas costas, escrito “PERIGUETE”. Após São Paulo, Madonna leva seu espetáculo para Porto Alegre, onde faz show no dia 9, no estádio Olímpico.
+ Veja o momento do show no Rio de Janeiro em que Madonna revela sua tatuagem de periguete:
A vontade de se relacionar com o público local também se manifestou no lançamento do single “Superstar” no Brasil: por meio de um projeto promovido pela Johnnie Walker, foi realizada uma oficina de arte urbana no Museu da Imagem e do Som (MIS) com o apoio do artista Binho Ribeiro e do diretor de arte Giovanni Bianco, colaborador de longa data da cantora. A oficina resultou em uma exposição de 30 artistas brasileiros, que criaram possíveis capas para a nova música. Com votação online, chegou-se a 10 finalistas, cujas obras foram analisadas pela própria Madonna, que selecionou então o trabalho que irá ilustrar o encarte do Projeto Keep Walking, Brazil Edição Especial, com a faixa “Superstar”. Veja abaixo a imagem vencedora, criada por Simone Sapienza, a Siss:
+ Assista a trechos do show da turnê MDNA:
A turnê MDNA, apesar de focar no novo álbum de trabalho da cantora, com músicas como “Girl Gone Wild” e “Give Me All Your Luvin’”, traz também clássicos como “Papa Don’t Preach”, “Like a Virgin” e “Like a Prayer”. Durante “Express Yourself”, Madonna aproveita para fazer uma “indireta direta” emendando “Born This Way”, de Lady Gaga — lembra da polêmica gerada na época do lançamento desse single? Ela ainda completa a provocação fechando o mashup com algumas linhas de “She’s Not Me” (“Ela não sou eu”), cuja letra fala de uma mulher que tenta copiar tudo o que Madonna faz.
+ Veja o momento do show no Rio de Janeiro em que Madonna canta “Express Yourself” / “Born This Way” / “She’s Not Me”:
O figurino, coordenado por Arianne Phillips, é um show à parte, com looks criados especialmente por Jean Paul Gaultier e Jeremy Scott, além de sapatos da Prada e Miu Miu e peças de Alexander Wang; entre outras grifes envolvidas ainda estão Dolce & Gabbana, Fausto Puglisi, J Brand e Agent Provocateur. Segundo a “Folha de S.Paulo”, Madonna “faz seis trocas de roupas durante as duas horas de show. Para dançarinos, performers e músicos, são 700 elementos de figurino”. Veja alguns croquis abaixo:
Turnê MDNA em São Paulo @ Estádio do Morumbi
Dias 4 e 5 de dezembro de 2012, a partir das 20h
Ingressos de R$ 150 a R$ 850; mais informações aqui
Turnê MDNA em Porto Alegre @ Estádio Olímpico
Dia 9 de dezembro de 2012, a partir das 19h30
Ingressos de R$ 120 a R$ 800; mais informações aqui