FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Design de raiz
    Design de raiz
    POR Augusto Mariotti

    Os designers Pedro Ferreira, Marcelo Rosenbaum e Rita João coordenam a equipe de artesãs que trabalham com a palha. Na foto, imagem do produto “Bogoió de Argolas”. Pedro Ferreira e Rita João são portugueses, do escritório Pedrita, e vieram a convite de Rosenbaum participar do projeto “A Gente Transforma” ©Tatiana Cardeal

    Marcelo Rosenbaum terá participação mais que especial na edição Verão 2012/2013 do SPFW, trazendo, a convite de Paulo Borges, o conceito de seu projeto “A Gente Transforma” para o Pavilhão da Bienal. O AGT, que trabalha para promover o desenvolvimento local de comunidades tradicionais do interior do Brasil por meio do design, terá sua história contada em palestra no dia 13 de junho e na exposição idealizada pelo designer para a semana de moda.

    Abaixo, Rosenbaum fala ao FFW sobre o projeto e seu envolvimento com o SPFW Verão 21012/2013:

    O ponto de partida para a parceria com o SPFW: “A ideia central é expor o conteúdo do projeto “A Gente Transforma” pelo evento. Fiquei muito surpreso e muito feliz quando o Paulo Borges me disse que não esperava de mim que eu fizesse cenografia, e sim, que eu pudesse contar o projeto e expor o seu conteúdo dentro do espaço do evento. Com esse briefing iniciamos o projeto, pensando em contar uma história, o que deve resultar em uma exposição que não tem a pretensão de decorar o prédio da Bienal, mas de trazer para o público um pouco dessa experiência tão rica que o “A Gente Transforma” tem proporcionado, um olhar inclusivo e contemporâneo para o Brasil”.

    Aneis da coleção "Toca da Borracha" em imagem do projeto que será exibida no SPFW ©Tatiana Cardeal

    Temas e inspirações: “O “A Gente Transforma” é um projeto que usa o design para expor a alma brasileira. Tem como principal objetivo inserir o artesanato no mercado brasileiro e internacional de decoração e envolve diretamente comunidades tradicionais do interior do Brasil. O resultado é a criação de coleções exclusivas, esteticamente avançadas e que valorizam o design de raiz. É empreendedor e ao mesmo tempo gera impacto social, econômico e ambiental em suas áreas de atuação, tendo como plataforma principal o design sustentável. Em 2012, o AGT aconteceu no povoado de Várzea Queimada, no município de Jaicós (PI). É uma das regiões com menor IDH do Brasil. O AGT uniu antigos conhecimentos a modernas técnicas de design”.

    Números: “Para criar o projeto “A Gente Transforma”, estamos trabalhando desde 2009. No projeto dessa edição do SPFW estamos trabalhando há mais ou menos um mês. O “AGT” tem uma equipe de 47 pessoas e impacta diretamente uma comunidade de mais ou menos 900 pessoas em Várzea Queimada, no Piauí”.

    Os maiores desafios: “O grande desafio é otimizar a oportunidade que o SPFW nos dá para mostrar o projeto em sua totalidade e importância. Acredito em novos modelos para o desenvolvimento do país, de uma forma leve e consistente. O “A Gente Transforma” traz um olhar novo para o design, porque tem como objetivo o desenvolvimento local, a partir da forma como se relaciona com a comunidade e com o mundo, conectando o local com o global. Traz Várzea Queimada para o SPFW, com sua história impressa em produtos de design de raiz feitos pela comunidade e para a comunidade, levando geração de renda e empoderamento a partir da vocação genuína dessa comunidade que é o artesanato. Até aqui, a grande dificuldade foi conseguir realizar o “A Gente Transforma” sem patrocinador, contando somente com os apoios locais. Foram as parcerias estratégicas com o Sebrae local, Governo do Piauí e Prefeitura de Jaicós que nos ajudaram a viabilizar a logística da primeira etapa do projeto. A nossa grande missão agora é atrair parceiros da iniciativa privada para a continuidade do projeto, que prevê a expansão para outras áreas geográficas do Brasil, sempre com foco no desenvolvimento local a partir do design sustentável. O SPFW tem um papel muito importante no futuro deste projeto”.

    O destino do material após o término do evento: “A exposição do projeto será itinerante, pretendemos expor em um museu em São Paulo e em outros lugares do Brasil e do mundo”.

    Imagem do projeto que será exposta no SPFW Verão 2012/2013 ©Tatiana Cardeal

    + Tudo sobre o SPFW Verão 2012/2013

    Não deixe de ver
    Glastonbury 2025: Confira os looks das cantoras que mais chamaram a atenção no festival
    ‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha mini teaser e revela início dos produções: Meryl Streep e Anne Hathaway estão de volta
    Em reta final da gravidez, confira os looks mais icônicos de Bruna Biancardi
    Fundador do Labubu se torna o bilionário mais novo da China com o sucesso do acessório
    Outono 2025: Dior mergulha no universo de ‘Orlando’ com campanha estrelada por moda, tempo e transformação
    Ana Maria Braga usa vestido de noiva assinado por Lethicia Bronstein com referências à Sagrada Família
    Igor Dadona apresenta sua primeira linha de bolsas em couro italiano
    Gucci nomeia Lee Know, do Stray Kids, como novo embaixador global da maison
    Rihanna usa look azul personalizado da Chanel para première mundial de ‘Smurfs’
    Nike Shox e o legado do 12 molas