É já neste final de semana (04 e 05.08) que São Paulo recebe a terceira edição do evento que une tecnologia e arte e celebra a criatividade, o The Creators Project, no espaço Moinho Eventos, na Mooca. Organizado pela Intel e pela revista “Vice”, o projeto, que nos últimos três anos apoiou e uniu mais de 150 artistas ao redor do mundo, tem como objetivo “apoiar artistas visionários de diversas disciplinas, que utilizam a tecnologia de formas inovadoras para explorar os limites da expressão criativa”, como se define no site oficial. O projeto é uma série global de eventos que tem início em São Francisco, passa por Paris, São Paulo, Seul, Pequim e Nova York, e conta com apresentações de interatividade, shows, filmes e painéis de discussão sobre os mais variados temas.
Vamos aos destaques desta edição. No sábado (04.08), o evento tem a exibição, às 19h, do documentário “Shut Up and Play the Hits” do LCD Soundsystem, que traça o retrato do líder da banda, James Murphy, e o momento em que anunciou o desmantelamento da banda, em seu último show, em abril de 2011, no Madison Square Garden em Nova York. Há também as imagens do making of da “psyco-opera” de Karen O do Yeah Yeah Yeahs, “Stop the Virgens”, exibidas às 16h30.
Trailer do documentário “Shut Up and Play the Hits”:
Os shows que acontecem no domingo (05.08),estão marcados para começar às 16h30 com o paulista e fiel escudeiro do rapper Emicida, DJ Nyak, e a rapper curitibana Karol ConKá às 17h30, e vão contar mais tarde com as atuações do produtor californiano de hip-hop AraabMUZIK e a dupla de música eletrônica do Brooklyn Tanlines.
Entre os painéis de discussão que acontecem também no domingo (05.08), o destaque vai para a participação de Oskar Metsavaht, com o “Manifesto A21”, em que o diretor criativo da Osklen apresentará, com um vídeo e um VJ ao vivo, o seu projeto sobre moda sustentável. Emicida também falará sobre música DIY (do it yourself).
Durante todo o evento, o público poderá ainda interagir com diversas instalações, muitas delas inéditas no país, como a do artista coreano Minha Yang, que pretende mostrar a relação entre as várias religiões estrangeiras e a forma como mudaram as crenças tradicionais coreanas em sua instalação interativa “Meditation”.
Instalação “Meditation” de Minha Yang, durante o evento em São Francisco:
O projeto fechou também uma parceria com o Instamission valendo um Ultrabook Sony Vaio para as três fotos vencedoras. O tema é “O que inspira a sua criatividade” e a hashtag é #instamission77. Ainda, se quiser que a sua foto apareça na instalação de Instagram em tempo real Creators Live, de Doug Carmean da Intel Labs e Benjamin Lotan do Social Print Studio, é só tagear a sua foto com a hashtag #creators. Regulamento disponível aqui.
A gastronomia fica a cargo d’O Mercado que trará pratos famosos de sete dos melhores chefes de São Paulo, ao longo de todo o evento.
O evento tem entrada franca, mas infelizmente já não é mais possível se inscrever devido ao número limitado de entradas no local. De qualquer forma, o Facebook e o Twitter do projeto prometem atualizações frequentes com as novidades mais quentes.
Datas e horários:
Sábado, 4 de agosto, das 11h às 23h
Domingo, 5 de agosto, das 12h às 23h
Local:
Moinho Eventos: R. Borges de Figueiredo, 510, Mooca – São Paulo