FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Testamos a ferramenta do Google que permite entrar em 150 museus pelo mundo
    Testamos a ferramenta do Google que permite entrar em 150 museus pelo mundo
    POR Camila Yahn

    Visão do Google Art Project da Pinacoteca do Estado, em São Paulo ©Reprodução

    Já pensou visitar um museu sem sair do conforto de sua casa e sem gastar dinheiro? Agora é possível, graças ao Google Art Project, um projeto lançado pelo Google que permite visitar mais de 150 museus do mundo com a ferramenta Street View. O projeto foi lançado em fevereiro de 2011, na época somente com 17 parceiros, e permite ao usuário não só acessar imagens de obras de arte em alta resolução como passear pelo museu como se estivesse lá (e com ele vazio!), obter informações sobre a peça que você está vendo e ainda compilar as suas galerias e obras favoritas, criando um login com uma conta do Google.

    O projeto incluiu hoje mais de 32 mil obras de arte de mais de 40 países, incluindo a Tate Gallery de Londres, o Metropolitan Museum of Art, de Nova York, as galerias Uffizi, de Florença, e dois espaços em São Paulo, o Museu de Arte Moderna com 89 obras disponíveis e a Pinacoteca do Estado, com 98.

    A ferramenta pretende colocar a tecnologia a serviço da educação e tem como objetivo ser um recurso mundial e um facilitador do acesso à arte para todo mundo. Ao mesmo tempo em que permite ver as obras, ao clicar nas mesmas, você pode obter informações sobre o seu autor, ver mais peças desse autor ou do mesmo ano da peça, e ainda ver algumas obras com resolução de até 1 bilhão de pixels.

    Detalhe da obra de Vincent van Gogh de 1889, The Starry Night,  em altíssima resolução (MoMA) ©Reprodução

    Para quem se perde em museus físicos, pode descobrir mais coisas sobre arte sem ter limite de tempo e para quem não tem oportunidade de visitar os museus fisicamente, é uma boa maneira de passear e conhecer o mundo da arte. Se não pertence a nenhum destes perfis, divirta-se ao visitar, por exemplo, a Casa Branca, residência do Presidente dos Estados Unidos, aqui.

    O FFW testou a ferramenta e se perdeu durante algumas horas por vários museus do mundo – coisa que não é difícil de acontecer uma vez que você entra no site. É impressionante como nos sentimos fisicamente dentro do museu. O site está dividido por categorias – obras, galerias, coleções e artistas -, e em cada uma delas dá para saltar de museu em museu. Dá ainda para ver a obra sozinha em alta resolução e analisar todos os detalhes ou optar por ver a obra no contexto em que está exposta. Ainda, se clicar nos detalhes de cada peça, podemos ler tudo sobre o ano em que foi elaborada, as técnicas utilizadas, saber mais sobre o autor, entre muitas outras coisas.

    O Google já recebeu, claro, muitas críticas em relação ao projeto. Se por um lado facilita o acesso à arte, por outro torna cada vez mais desnecessária a presença física em museus. A empresa garante que o objetivo da ferramenta é precisamente o contrário: aproximando e levando mais informações às pessoas sobre as obras, espera-se que faça crescer nelas a vontade de as visitar pessoalmente. Será?

    Abaixo você pode ver como a magia acontece:

    Não deixe de ver
    Boho chic em alta! Zoë Kravitz aposta em vestido amarelo-manteiga da Saint Laurent
    Bob Mackie redefine a moda de celebridades com figurinos icônicos no novo documentário ‘Naked Illusion’
    Camila Queiroz usa look da Louis Vuitton da cabeça aos pés em première de filme
    Bob Wolfenson transforma ruas em arte na exposição ‘Exteriores’, em São Paulo
    Post Malone é o novo rosto de campanha masculina da Skims, marca de Kim Kardashian
    Balenciaga encerra era Demna com dois tênis autênticos, que viram ícones
    Bonhams anuncia leilão luxuoso com 317 itens da Louis Vuitton; saiba mais
    Andy Warhol chega a Tóquio com mostra imperdível na Louis Vuitton; confira os detalhes
    ‘Better in Denim’: Katseye estrela campanha de jeans da Gap com curta-metragem
    Alexander McQueen revela nova campanha de outono estrelada por Alex Consani