A brasileira “U+MAG”, revista colaborativa fundada em 2004 pelo diretor de arte Romeu Silveira, lança a sua 103ª edição, com 228 páginas e um especial dedicado à moda masculina. Intitulada “ideias vagas x imagens claras”, o número retrata a dicotomia entre criador e criação e conta com entrevistas do designer Rodrigo Almeida e do curador de arte norte-americano Diego Cortez; uma visita ao ateliê paulista do arquiteto Carlos Motta; e editorial e capa fotografados pelo jovem búlgaro Nikola Lamburov, de apenas 22 anos.
A edição traz ainda novidades no corpo editorial, que agora conta com Tomas C. Toth, editor de moda de Londres; Alison Mazur, editora de moda de Nova York; e Carina Toledo, editora de reportagem de moda. “Estamos aumentando o nosso leque de atuação e interação criativa a fim de criar uma rede de novos talentos presente em todo o mundo”, conta Igi Ayedun, diretora de moda da publicação.
A partir deste número, tanto a versão impressa quanto as versões online serão pagas, decisão tomada pelo conselho editorial, que sente que o fato de oferecer conteúdo livre de publicidade durante nove anos comprometeu o desenvolvimento das edições. Desta forma, a “U+MAG” #103 pode ser comprada aqui por US$ 50 (R$ 113,60) a versão impressa; US$ 3,99 (R$ 9,06) o download para iPad, iPhone e Android; e US$ 3 (R$ 6,82) a visualização online no computador. O site continuará a oferecer conteúdos gratuitos atualizados diariamente.