FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    FFW em Milão: Zegna abre semana masculina com peças para o dia a dia
    FFW em Milão: Zegna abre semana masculina com peças para o dia a dia
    POR Redação

    Look e cenografia do desfile de Zegna na semana de moda de Milão ©Juliana Lopes

    E eis que se confirma o caminho natural das tendências: quando uma estrada se desgasta, a moda começa a manobrar-se para uma direção oposta. Na marca (super) italiana Ermenegildo Zegna, com direção criativa de Stefano Pilati (ex-YSL), encontramos sinais dessa curva. A busca direcionada até agora a uma impecabilidade começa a perder força. Desde que os anos 2000, na moda, conseguiram desbancar os valores do grunge desarrumado, o legal foi ser, claro, o oposto. Então começamos a achar mais interessante estar ciente do próprio look e das raízes da moda. Tudo isso ainda continua, porém, cada vez mais, a vestimenta ganha detalhes bagunçadinhos. Relaxados. Tendência reforçada pelo fenômeno do normcore, valor contemporâneo de comportamento que define nossa volta ao “normal”, ao humano e consequentemente não-perfeito. Ainda que com um styling final que transmita beleza.  

    + Veja aqui todos os looks da coleção de Ermenegildo Zegna em Milão

    Onde estão, então, os detalhes da coleção da Zegna que nos passam essa pitada de “relax”? A presença da silhueta suave, arredondada. Que chega a ser uma operação de minimalismo, de tirar a estrutura dos ombros, como fez Armani nos anos 1980, quando os megaombros eram tudo. Mas hoje muita gente tem feito isso, então não dá pra chamar de vanguarda. Outros pontos: as sobreposições menos formais, o desalinho dos suspensórios caídos. A “cereja do bolo” é o casaco amarrado na cintura. Quer símbolo mais forte do approach “não tô nem aí” do grunge dos anos 1990? Há quanto tempo não consideramos ícone de estilo o casaco amarrado na cintura? E claro, nesse discurso de “baixar o tom” da moda, não podiam faltar as sandálias com meias. Que aparecem há mais de dois anos no mundo hipster e daqui a pouco desembarcam em algum escritório de economistas. Sandália com meia é o tal do slouchy-chic, o relaxado-chic. De tanto bater na tecla, essa moda ainda vai conquistar os mais burocráticos. Mas como o mundo dos costumes masculinos é muito mais lento e menos escancarado, previsões podem errar.

    Com esse olhar, pode parecer coisa de outro mundo a informação oficial da marca: uma espécie de ode à arquitetura. Mas sim, essa homenagem está na coleção e vemos o racionalismo arquitetônico, mesmo com esses detalhes de uma moda que está “se desmontando”. Encontramos esse racionalismo nas listras e no cenário, que parece saído de um quadro de Piet Mondrian. E Stefano Pilati não esquece de nos informar que brinca com contradições e, entre elas, formalidade X lazer. Então, sim, Pilati, estamos raciocinando juntos.

    Não deixe de ver
    Coleção Masculina Pre-Fall 2026 da Louis Vuitton
    Louis Vuitton Pre-Fall 2026: Pharrell Williams leva o luxo para o Central Park
    Sabrina Carpenter reinventa estilo e elege vestido vintage da Ralph Lauren em premiação
    Air Force 1 "Bouclé"
    Novo Air Force 1: Nike abandona o couro clássico e lança modelo ‘Bouclé’ texturizado
    Bruna Marquezine usa look full Sain Laurent em painel de ‘Amor da Minha Vida’ na CCXP
    Addison Rae
    Addison Rae repete vestido Atsuko Kudo de látex rosa para o Variety Hitmakers 2025
    Boticário divulga estudo sobre bullying familiar: mais da metade dos comentários são sobre a aparência
    O Universo Onírico Sofisticado de YMA em forma de música “Cinematográfica”
    Birkin histórica! O modelo de Jane Birkin, original da Hermès, volta a quebrar recordes
    Ingrid Silva se apresenta na Pinacoteca
    Bvlgari celebra parceria com bailarina brasileira Ingrid Silva na Pinacoteca, em SP
    Alerta de tendências! João Lom revela o que vai bombar na beleza em 2026