FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Yves Saint Laurent ganha retrospectiva histórica em Paris
    Yves Saint Laurent ganha retrospectiva histórica em Paris
    POR Redação

    Um dos mais famosos e bem sucedidos estilistas da história, Yves Saint Laurent faleceu em 2008. Desde então, ganhou muitas homenagens e mostras mundo afora – incluindo no Brasil, onde o CCBB-RJ expôs “Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias” em 2009.

    Dois anos após sua morte, ele ganha a exposição que, provavelmente, seria sua favorita: é a “YSL Retrospective”, que estará no Petit Palais, parte do museu de belas artes parisiense, a partir desta quinta-feira (11/03).

    texto-ysltrabalhandoYves Saint Laurent trabalhando, em 1982 © Pierre Boulat

    Esta será uma das poucas vezes que o lugar se aventura no mundo da moda, e por um bom motivo: poucos eram tão apaixonados pelas artes como o estilista, que possuía uma das mais valiosas coleções do mundo (quando vendida, foi considerada o “leilão do século”, lembra?).

    Serão 307 itens expostos, entre fotografias, desenhos, filmes e criações de altacostura e prêt-à-porter, que vão desde 1958, quando YSL estreou no comando da Christian Dior, até 2002, ano de seu último desfile.

    texto-croquisHCCroquis de coleção de alta costura, em 1988 © Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent

    Entre os destaques estão dez peças do armário de Catherine Deneuve, grande amiga do estilista e sua cliente desde os 22 anos. Até o famoso vestido usado pela atriz no filme “A Bela da Tarde”, de Luís Buñuel, estará lá.

    A presidente da exposição, uma parceria com a Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent, também é célebre: é a primeira-dama francesa Carla Bruni Sarkozy, que foi uma das modelos favoritas do estilista.

    Organizada por seu parceiro em vida, Pierre Bergé, a mostra também deve se tornar a definitiva sobre YSL: “Nunca houve nada dessa magnitude sobre o Yves”, disse ao jornal WWD.

    Bergé aproveita a oportunidade para lançar o livro “Letters to Yves” (em tradução livre, “Cartas a Yves”).

    “Eu sempre soube que, após sua morte, as pessoas começariam a inventar biografias sobre o Saint Laurent. Mas eu não quero que este livro seja visto como uma biografia. É necessário distanciamento e frieza para relatar os fatos da vida de uma pessoa, portanto eu não seria capaz. Por isso a melhor forma que encontrei de falar a verdade foi escrevendo cartas ao Yves”, contou.

    Também agendado para este ano, o documentário “L’amour fou, Yves Saint Laurent-Pierre Bergé” deve ser lançado no final do primeiro semestre. No filme, Bergé revela detalhes de sua relação com Yves Saint Laurent: inclusive sobre a vida sexual do casal.

    O ciclo de exposição, livro e filme tem uma explicação: “Yves Saint Laurent continua a existir mesmo depois de sua morte, porque é isso o que acontece quando um artista de verdade parte. Ele transcende a morte física. É como as estrelas no universo. Muitas já morreram, mas seu brilho continua a iluminar o céu”.

    yves-saint-laurent-claudia-schiffer-carla-bruni-sarkozyYves Saint Laurent no final do seu desfile de altacostura Outono/Inverno 96/97 ao lado de Claudia Schiffer vestida de noiva. À extrema direita da foto, Carla Bruni (ainda sem o sobrenome Sarkozy) aplaude o sucesso do amigo © firstVIEW

    Veja algumas das peças expostas na galeria abaixo.

    “YSL Retrospective”
    ONDE Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris
    QUANDO De 11 de março a 29 agosto de 2010
    COMO CHEGAR Veja o mapa
    + yslretrospective.com

    Não deixe de ver
    Como surgiram os desfiles de moda
    Miu Miu cresce 89% e sobe para o primeiro lugar na Lyst Index
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    FFW