FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Yves Saint Laurent ganha retrospectiva histórica em Paris
    Yves Saint Laurent ganha retrospectiva histórica em Paris
    POR Redação

    Um dos mais famosos e bem sucedidos estilistas da história, Yves Saint Laurent faleceu em 2008. Desde então, ganhou muitas homenagens e mostras mundo afora – incluindo no Brasil, onde o CCBB-RJ expôs “Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias” em 2009.

    Dois anos após sua morte, ele ganha a exposição que, provavelmente, seria sua favorita: é a “YSL Retrospective”, que estará no Petit Palais, parte do museu de belas artes parisiense, a partir desta quinta-feira (11/03).

    texto-ysltrabalhando

    Yves Saint Laurent trabalhando, em 1982 © Pierre Boulat

    Esta será uma das poucas vezes que o lugar se aventura no mundo da moda, e por um bom motivo: poucos eram tão apaixonados pelas artes como o estilista, que possuía uma das mais valiosas coleções do mundo (quando vendida, foi considerada o “leilão do século”, lembra?).

    Serão 307 itens expostos, entre fotografias, desenhos, filmes e criações de altacostura e prêt-à-porter, que vão desde 1958, quando YSL estreou no comando da Christian Dior, até 2002, ano de seu último desfile.

    texto-croquisHC

    Croquis de coleção de alta costura, em 1988 © Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent

    Entre os destaques estão dez peças do armário de Catherine Deneuve, grande amiga do estilista e sua cliente desde os 22 anos. Até o famoso vestido usado pela atriz no filme “A Bela da Tarde”, de Luís Buñuel, estará lá.

    A presidente da exposição, uma parceria com a Fondation Pierre Bergé-Yves Saint Laurent, também é célebre: é a primeira-dama francesa Carla Bruni Sarkozy, que foi uma das modelos favoritas do estilista.

    Organizada por seu parceiro em vida, Pierre Bergé, a mostra também deve se tornar a definitiva sobre YSL: “Nunca houve nada dessa magnitude sobre o Yves”, disse ao jornal WWD.

    Bergé aproveita a oportunidade para lançar o livro “Letters to Yves” (em tradução livre, “Cartas a Yves”).

    “Eu sempre soube que, após sua morte, as pessoas começariam a inventar biografias sobre o Saint Laurent. Mas eu não quero que este livro seja visto como uma biografia. É necessário distanciamento e frieza para relatar os fatos da vida de uma pessoa, portanto eu não seria capaz. Por isso a melhor forma que encontrei de falar a verdade foi escrevendo cartas ao Yves”, contou.

    Também agendado para este ano, o documentário “L’amour fou, Yves Saint Laurent-Pierre Bergé” deve ser lançado no final do primeiro semestre. No filme, Bergé revela detalhes de sua relação com Yves Saint Laurent: inclusive sobre a vida sexual do casal.

    O ciclo de exposição, livro e filme tem uma explicação: “Yves Saint Laurent continua a existir mesmo depois de sua morte, porque é isso o que acontece quando um artista de verdade parte. Ele transcende a morte física. É como as estrelas no universo. Muitas já morreram, mas seu brilho continua a iluminar o céu”.

    yves-saint-laurent-claudia-schiffer-carla-bruni-sarkozyYves Saint Laurent no final do seu desfile de altacostura Outono/Inverno 96/97 ao lado de Claudia Schiffer vestida de noiva. À extrema direita da foto, Carla Bruni (ainda sem o sobrenome Sarkozy) aplaude o sucesso do amigo © firstVIEW

    Veja algumas das peças expostas na galeria abaixo.

    “YSL Retrospective”
    ONDE Petit Palais, Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris
    QUANDO De 11 de março a 29 agosto de 2010
    COMO CHEGAR Veja o mapa
    + yslretrospective.com

    Não deixe de ver
    Os looks monocromáticos que dominaram a Fila A durante a Semana de Moda de Paris
    Com referências do menswear, H&M Atelier revela sua tão aguardada coleção masculina para 2025
    Lucy Bridge é anunciada como primeira makeup artist da Tom Ford
    Focada no novo luxo do streetwear global, Diesel apresenta collab com a Thug Club
    Horsebit Collection: Jessica Springsteen brilha na nova coleção da Citizens of Humanity
    Debenhams relança linha icônica com Kim Cattral como novo rosto da marca
    A homenagem à Benny Blanco que Selena Gomez escondeu em segundo vestido de noiva
    Kate Moss surge deslumbrante com diamantes em campanha de joias da Kismet by Milka
    Jimmy Choo realiza collab com Conner Ives com reinvenção de clássicos modelos