FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    WGSN revela o futuro da moda através de sua bola de cristal
    WGSN revela o futuro da moda através de sua bola de cristal
    POR Redação

    Na manhã de hoje (29/05), Francesca Muston, editora sênior de varejo do WGSN, apresentou as confirmações do Inverno 2010/11, suas previsões para o Inverno 2011/2012 e listou os 10 itens-chave do momento, que devem servir de inspiração para a temporada das cerca de 190 marcas clientes na América do Sul.

    AS CONFIRMAÇÕES DO INVERNO 2010/11

    Francesa começou citando que, há algumas temporadas, repara que a moda como um todo está deixando de se transformar totalmente a cada desfile. “Hoje vemos a evolução da moda, ao invés de mudanças drásticas”.

    Ela citou três confirmações principais para este Inverno: o militar vintage, o retorno aos anos 1970 e a volta à tradição dos campos. Renda, presença marcante do boudoir, deve ser “uma tendência continua”. Na paleta de cores está o camelo da Céline, tons de azul escuro e médio e tons de verde musgo e militar.

    AS DIREÇÕES PARA O INVERNO 2011/12

    Já para o Inverno 2011/12, Muston apresentou três macrotendências. Uma delas chama-se 360º, coincidentemente o mesmo nome desta edição do Fashion Rio. Como sugere o título, deve-se pensar em 3D: forros, acabamentos e tudo mais interno deve ser tão importante quanto o externo. Nicolas Ghesquière levou o conceito ao extremo quando, na Balenciaga, costurou texturas, forros e enchimentos do lado de fora da roupa.

    Pregas e dobras, que dão a idéia de movimento, subsitituem as estampas e cortes limpos também são fundamentais, assim como cortes e designs esféricos em geral.

    Outra macrotendência é o Faux Real, onde há uma brincadeira com a noção de valor, já que os materiais são reais, mas parecem falsos – o caso de uma caríssima bolsa Gucci feita de genuíno couro de crocodilo com acabamento emborrachado. Aqui, as silhuetas são angulares e exageradas, e ilusões ópticas e/ou elementos-surpresa são mandatórios.

    A terceira e última macrotendência apresentada é o extremo oposto das outras duas. Intitulada Your Space, tem o mantra “limpe, organize, compartimente”. Basicamente, corte tudo e retenha apenas o essencial. No caso das mulheres, isso pode ser traduzido em um estilo funcional e andrógino, à la working woman dos anos 1980 ou feminino anos 1920 (incluindo aqueles vestidos flapper.)

    Para os homens, pode significar um retorno ao básico: a peça deve ser funcional antes de tudo, como uma jaqueta que pode ser desmontada. Os sapatos, ao contrário, parecem ter sido montados com pedaços de coisas diferentes (mais uma vez, como fez a Balenciaga).

    Para encerrar, Francesca citou alguns itens no qual o WGSN estava prestando atenção, como o uso da cruz religiosa como acessório e a revista “The Gentlewoman”.

    OS 10 ITENS-CHAVE

    Jaqueta militar
    – Saia lápis no meio da batata da perna
    Conjunto de terno e saia anos 1950
    Parte de cima de couro
    – Parte de cima tipo bustiê
    Pantalona anos 1970
    – Maxi-vestido
    – Decote em V profundo (masculino)
    – Colete clássico (masculino)
    – Skinny jeans de cavalo largo (masculino)

    Não deixe de ver
    Charth desfila coleção Soir para o Verão 2025 em São Paulo
    Pabllo Vittar em collab com a Pornograffiti, os novos modelos da Rolex, a bebida especial da Melissa e muito mais
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    FFW