FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Pimp My Carroça
    Pimp My Carroça
    POR Redação

    ©Reprodução

    Invisíveis e marginalizados, os catadores de materiais recicláveis desempenham um papel de extrema importância para que a vida do cidadão “comum” flua conforme o planejado – apressada e displicentemente, no caso dos que habitam cidades como São Paulo. Apesar do imenso valor de sua função, esses trabalhadores são, em geral, alvo de reclamações por parte de motoristas que não enxergam além de sua própria necessidade imediata ou até de suspeita e discriminação despropositadas. Perceber essa realidade não é difícil, já movimentar-se para “subverter” a ordem nem tanto, e é isso que propõe o “Pimp My Carroça”, projeto criado pelo grafiteiro Mundano que tem previsão para acontecer no início de junho, dias antes do “Rio+20” e da Virada Sustentável de São Paulo.

    – Vídeo oficial do projeto “Pimp My Carroça”:  

    A ideia do “Pimp My Carroça” é muito simples e brinca com o programa “Pimp My Ride”, veiculado na televisão americana: pintar as carroças utilizadas pelos catadores com desenhos e mensagens, além de equipá-las com itens de segurança como lanternas, retrovisores, faixas reflexivas, luvas e cordas e fornecer a esses trabalhadores, a partir do auxílio de voluntários, consultas médicas, odontológicas e até uma refeição durante o evento. Após a reforma do “veículo” e do próprio homem que o conduz, acontece a “Carroceata”, uma exposição itinerante que deve acontecer na Avenida Paulista e reunir dezenas de catadores e simpatizantes da iniciativa.

    Por meio do projeto, o grafiteiro Mundano espera chamar a atenção da sociedade e de entidades governamentais para essa classe tão marginalizada, que tem tanta experiência e faz tanto pela (tão em voga) sustentabilidade. O “Pimp My Carroça”, no entanto, não é financiado por nenhuma grande empresa e depende da doação de voluntários: até agora a iniciativa arrecadou R$ 19 mil, metade do valor mínimo previsto para a realização do evento. Todas as contas relativas às despesas que serão efetuadas estão disponíveis no site do “Pimp My Carroça”, que só terá local definido após o fechamento das contas no dia 10 de maio, mas que, de acordo com Mundano, será em lugar simbólico de São Paulo.

    “Fico imaginando a “carroceata” com centenas de catadores sorridentes, com o tanque cheio de combustível, saúde em dia e com suas carroças totalmente pimpadas com itens de segurança e com arte de qualidade. Mas meu sonho mesmo é que o “Pimp My Carroça” seja um marco histórico que servirá para questionar e mudar o descaso da sociedade em relação aos catadores e o destino de incontáveis toneladas de materiais recicláveis que desperdiçamos diariamente”, escreveu o idealizar Mundano no site do projeto. Mais que “tunar” as carroças, a iniciativa pretende trazer dignidade e elevar a alto-estima dessa classe tão negligenciada, além de chamar a atenção de membros dos mais variados segmentos da sociedade, da imprensa a instituições particulares e, é claro, ao governo.

    + Assista a palestra do grafiteiro Mundano no TEDxVer-o-peso, evento realizado em agosto de 2011 no Pará:

     

    Não deixe de ver
    Stella McCartney e Veuve Clicquot lançam couro de resíduos de uva
    Brasil Eco Fashion Week se consolida em edição de ótimas coleções
    Enjoei se une a Paula Rondon em parceria inédita
    Brasil Eco Fashion Week tem início nesta semana em São Paulo
    Couro fake é mesmo ecológico?
    Airon Martin e Heineken se unem em novo projeto
    Billie Eilish é a escolhida para a campanha da bolsa sem couro animal da Gucci
    Rider e Pedro Andrade se inspiram em novas espécies de sapos amazonenses
    Governo da França pagará por consertos de roupas e calçados da população