FFW
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Stylesight
    Stylesight
    POR Redação

    O uso de elementos comuns aos jogos já está presente em muitos produtos. Um exemplo é o programa de milhagens em cartões de créditos ©Reprodução

    O FFW já deu uma amostra do tamanho da indústria dos games na atualidade. Tais dados refletem a importância dos jogos para a geração atual, não somente no que diz respeito ao consumo, mas também à importância na cultura e comportamento da população. É uma geração que respira interatividade. Observando isso, o Stylesight fez um estudo sobre a incorporação de elementos tradicionais dos games em produtos e nas mídias, ou seja, uma “gamificação”, termo que está ficando cada vez mais popular.
    O que diferencia as atividades cotidianas das de um game pode ser resumido em quatro principais características: missões e recompensas; definição de metas pessoais e competição amigável; sistema de pontuação e ranking; e incentivo às ideias alheias e liberdade para inovações. Basicamente a gamificação pode ser resumida como a incorporação destes elementos em atividades relacionadas ao trabalho, consumo e também em ações do dia-a-dia.

    Incentivo à produtividade

    Incentivar a competição em um ambiente de trabalho não parece ser uma ideia sensata para um convívio pacífico. No entanto, quando transformado em algo amigável e estimulante, tarefas comuns – ou chatas – podem ser realizadas muito mais rapidamente, sem o stress . Um dos exemplos é o The Email Game, um sistema simples em que os usuários ganham pontos quanto mais rápido conseguirem responder e-mails. Da mesma maneira, sistemas de pontuações e evolução são aplicados em vendas, suporte técnico e recursos humanos de empresas como eBay e Deloitte.

    A tarefa de responder uma lista de emails pode tornar-se divertida com o The Email Game ©Reprodução

    Liberdade total

    Uma das características mais importantes nos games é a liberdade para testar, explorar, errar e tentar novamente. Pensando nisso, as empresas estão criando ambientes com imunidade a críticas, para que seus trabalhadores se sintam à vontade para tentar ideias sem qualquer medo de represália. Na mesma linha de pensamento, o brainstorming se une ao crowdsourcing e um novo termo surge, o gamestorming. O Hotel Marriott criou um jogo no Facebook, onde as pessoas são gerentes de seus próprios hotéis virtuais, treinando funcionários, deixando os clientes felizes e também estocando materiais. A pontuação é medida por meio da avaliação dos clientes virtuais.

    Jogo de Facebook do Hotel Marriott, um dos exemplos de “gamestorming” ©Reprodução

    No dia-a-dia

    Essa interatividade não é focada somente no aumento da produtividade no local de trabalho. As mais diversas atividades pessoais podem se tornar divertidas com essa gamificação. No âmbito das atividades físicas, a Nike e Adidas criaram sistemas similares para ajudar as pessoas a completarem metas pessoais. O Nike+Fuelband calcula quantos passos uma pessoa deu no dia e também a quantidade de calorias queimadas por isso, como um análogo do sistema de pontuações. Já para os atletas, o tênis Adizero F50 consegue calcular a velocidade, intensidade e tempo das corridas. Para os que precisam de um pouco mais de incentivo, existe o Zombies, Run!. Este app cria uma narrativa apocalíptica de zumbis, traçando rotas de fuga e pontos de chegada para proteção ou aquisição de comida e armamentos.

    Adidas Adizero F50, tênis que mede a velocidade, tempo e intensidade das corridas no gramado ©Reprodução

    Outro exemplo interessante é do Shame Game – ou, jogo da vergonha -, conceito que está ficando popular. De acordo com o Stylesight, a vontade de impressionar os outros e também o medo do fracasso são dois fatores importantes para notar nos consumidores. O app japonês Okite é programado para tuitar algo vergonhoso toda vez que o usuário aperta o botão de soneca do despertador. Há também apps que publicam no facebook da pessoa toda vez que esta abre a geladeira durante a madrugada.

    Sistema de pontuação e benefícios

    Desde os fliperamas antigos até os jogos mais recentes, ganhar pontos é um sinal de superioridade, e consequentemente de benefícios. O exemplo mais popular é o de milhagens nos cartões de créditos, também é possível citar os cartões de fidelidade em restaurante e lojas de departamento. Um exemplo menos proposital, mas que acaba servindo como um sistema de pontuação é o próprio universo das redes sociais. Na Florida, a Bal Harbour Shops organizou uma festa exclusiva da Fashion’s Night Out para as pessoas mais influentes do twitter e facebook, medidos pelo Klout.

    Em Londres, existe o Chromaroma, que incentiva as pessoas a conhecerem melhor a cidade. Ao utilizar o Oyster, cartão para uso de transportes públicos, é possível ganhar pontos ao realizar caminhos diferentes no dia-a-dia. Existe um ranking dos melhores jogadores e também uma lista dos lugares mais visitados, além de missões a serem completadas para a conquista de pontos.

    Vídeo do Chromaroma, jogo que atribui pontos aos usuários que mais explorarem Londres

    Para se ter uma previsão do que é e até onde pode chegar a gamificação, uma pesquisa da Gartner indicou que até 2014, 70% das grandes empresas terão pelo menos um produto usando elementos de game. A ideia não é iludir o trabalhador, consumidor ou simples cidadão a realizar uma tarefa que outrora seria desagradável, mas sim incentivar, tornando os afazeres do dia-a-dia mais divertidos. Afinal de contas, é para isso que os jogos existem.

    Não deixe de ver
    Beyoncé brilha em look exclusivo Calvin Klein durante Cowboy Carter Tour
    Moda, cinema e arte: Ferragamo traz o glamour retrô de volta na Pre-Fall 2025
    Phantom Bag: A icônica bolsa que Michael Rider trouxe de volta para coleção da Celine
    Estilista Lino Villaventura é tema de nova exposição especial em Fortaleza; saiba mais
    SKYLRK: Marca de moda de Justin Bieber já está disponível para compras; entenda
    L’Oréal Paris nomeia Liniker como nova embaixadora brasileira da marca de beleza
    Em meio ao sucesso de ‘Superman’, Rachel Brosnahan dá show de estilo em NY
    Uma Thurman surge com macacão da Gap em tapete vermelho de ‘Dexter’
    Farm Rio apresenta projeto ‘Closet to Closet’ e implementa revenda nos Estados Unidos
    Cardi B surge deslumbrante com trench coat no desfile da Maison Margiela