FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Curadoria na web
    Curadoria na web
    POR Augusto Mariotti

     Uma das páginas do Pinterest, que também funciona como ferramenta de curadoria

    Só na última terça (24.04) 250 milhões de fotos foram postadas no Facebook; 864.000 horas de vídeo foram publicadas no You Tube e cerca de 294 bilhões de e-mails foram enviados. São dados que o autor e blogueiro Steven Rosenbaum mostra em uma ótima matéria que fala sobre o poder da curadoria na internet. Essa pequena parcela de dados na web já faz a gente perceber o quanto de conteúdo é publicado diariamente em sites, blogs, Twitter, Facebook, Pinterest, etc, etc, etc.

    O volume de informação cresce cada vez mais; o tempo se torna mais escasso. Ferramentas como Google Reader e a possibilidade de você escolher quem segue nas mídias sociais funcionam como um filtro para bloquear qualquer outra informação que não te interesse ou as pessoas que não compartilham seu estilo de vida e ideais.

    A curadoria na web vai ficar cada vez mais forte. Ironicamente, seu sucesso está apenas nas mãos dos humanos, não há nada que as máquinas possam fazer nesse sentido.

    O que significa curadoria na web? É você ter informação e gosto por determinados assuntos e organizar essas informações em uma área que possa ser acessada por outros. Recolher o que importa em meio a tanto lixo virtual. É o que é interessante sob o seu ponto de vista. E assim, você continua alimentando seus leitores/seguidores com suas opiniões, visões e insights.

    Homepage do Curator´s Code

    O autor indica ótimos sites que fazem essa curadoria de assuntos, como BoingBoing e Brain Pickings, e ainda mostra alguns exemplos de como as marcas estão querendo entrar nessa área. A Harley Davidson, por exemplo, criou o Ridebook, com matérias de cultura, estilo, música e viagem. Existe até um site chamado Curator´s Code, com uma proposta de proteger o conteúdo original e o curador. Vale olhar

    A ideia inicial à época do estouro dos blogs tinha tudo a ver com isso, mas hoje encontramos mais bobeiras do que opiniões que valham à pena. Ser um bom curador pode sim trazer benefícios econômicos, mas à princípio, é um trabalho solitário e de muito esforço.

    Quer começar a dividir seu olhar, suas vivências e sua opinião com os outros? Há vários sites que podem ajudar: CurationSoft, PearlTrees, Curated.by, Storyful, Paper.li e Magnify, entre outros.

    Página do StoryFull, um dos sites especializados em curadoria

    As ferramentas estão aí, cada vez mais práticas e modernas. O que importa agora é o que passa dentro da sua cabeça.

    Não deixe de ver
    Anúncios e e-commerce serão os novos recursos do WhatsApp
    Conheça o Foraeva, vestido obra prima construído com 25 mil cristais
    Snapchat lança plataforma de realidade aumentada com Jeff Koons
    Após relógio inteligente, Apple deve lançar anel hi-tech
    Marcas brasileiras lideram ranking mundial de engajamento no Facebook
    Prepare-se! Festival de arte digital FILE começa com programação extensa
    Baixe já! Aplicativo to.be Camera permite criar GIFs surreais no iPhone
    Modelos e seus celulares inseparáveis: veja os apps que eles baixaram e aprovaram
    Google fecha parceria com Luxottica e dá novo passo para tornar Glass mais acessível
    #airmaxday! Nike celebra 27 anos do tênis icônico; veja galeria com todos os modelos