FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Preview André Lima: estilista revela caminhos do seu Verão 2012 #SPFW
    Preview André Lima: estilista revela caminhos do seu Verão 2012 #SPFW
    POR Redação

    O estilista André Lima recebeu o FFW em seu estúdio, em São Paulo ©Juliana Knobel

    Depois de dar um gostinho do que vai ser desfilado pela Neon e por Adriana Degreas no SPFW, o FFW dá continuidade às reportagens especiais de preview do Verão 2012 e mostra os caminhos percorridos por André Lima no desenvolvimento de sua nova coleção. Confira as imagens clicadas no estúdio do estilista e o relato do próprio – e fique ligado para a cobertura completa do FFW no São Paulo Fashion Week!

    Algumas das imagens de referência da coleção André Lima Verão 2012 ©Juliana Knobel

    “Há uma pesquisa grande de imagens que vai acontecendo ao longo do tempo em que a gente está montando a coleção — isso acaba praticamente no dia do desfile. Até porque a gente não alimenta só a nossa inspiração. Eu tenho facebook e twitter, e esse tipo de meio de comunicação acaba gerando uma proximidade e isso aqui chegar até a pessoa que vê depois o desfile é muito interessante; então essa pesquisa continua”.

    André LimaEstudo de drapeados ©Juliana Knobel

    “Eu fui sentindo cada vez mais falta de possibilidades e alternativas de se vestir à noite. Isso poderia ser uma linguagem diferente de vestidos, que é uma coisa que eu venho fazendo e é um exercício natural, mas você tem que experimentar coisas, trazer outras possibilidades pra propor. Variar volume de saia, diminuir o volume de saia? Fiz muito. Secar tudo e deixar perto do corpo, deixar a silhueta mais limpa? Talvez fosse um ponto de partida imediato. Mas existem outras coisas que eu acho que tem que estar em pararelo, até porque outra coisa que eu acho que é uma linguagem muito forte da marca é o movimento e a relação desse movimento com o corpo. Então senti falta também de alguma coisa que gerasse algum tipo de movimento nas peças”.

    Detalhes de tecidos ©Juliana Knobel

    “É um ponto de partida falar desse diferencial da noite — quer dizer, não é simplesmente pensar na calça como uma peça só pra trabalhar ou que vai até no máximo um jantar. Mas por que não ter uma peça incrível de calça pra ir a um casamento? Por que não as mulheres voltarem a usar calça em situações assim? De repente um terno lindo, um smoking, ou uma calça com uma blusa divina? Às vezes até dependendo da mulher, uma coisa que tenha cara de blusa vira um vestido e você usa essa calça embaixo. Enfim, a calça entrou, e se mistura aos vestidos”.

    Detalhes do setor de produção do estúdio André Lima ©Juliana Knobel

    “Estampa é engraçado: a gente está cada dia mais criterioso. E não é que a gente não imagine a mulher indo pra uma festa com estampa — ela pode ir se ela tiver aquele estilo, e a nossa cliente já deve ter coisa nossa do tempo em que a gente fazia uma noite muito estampada, então por que não propor coisas novas e deixar com que aquele item vire um item quase de colecionadora? A ideia é evoluir nesse sentido. Eu posso falar: venho trabalhando com brilho nas últimas edições — na verdade não só brilho, mas a textura dos tecidos; misturas de texturas e recortes. Isso não é um novidade, também aqui, estampa com textura, com recorte, com metálico, com fosco. Mas isso vai mudando, evoluindo, trazendo outras misturas”.

    preview-verao-2012-spfw-andre-limaEstudo de drapeados ©Juliana Knobel

    “Eu não quero nenhum estigma. Eu não quero ser estilista de estampa, não quero ser estilista de vestido. Eu quero ser estilista. Eu quero poder ter a possibilidade de transitar. E poder fazer estampa, poder fazer vestido, ou não, e uma hora achar que a alfaiataria pode ser uma outra possibilidade porque a história evolui, né. Existem mudanças, a gente já viu tantas acontecerem. E até pela própria permanência e distribuição da marca no mercado. É legal você ter possibilidades. Então tem a parte da coleção que ninguém conhece que é o Preview, que é uma roupa que não vai pras passarelas, que dificilmente vai pras revistas, mas é o que faz a distribuição no Brasil todo. E aí a gente extrai disso e acrescenta a isso algumas coisas, finalizando”.

    preview-andre-lima-verao-2012-spfwO Preview Verão 2012 de André Lima ©Juliana Knobel

    “Acho complicado dar um nome porque é no fim que eu vou ver aquilo pronto, e aquilo vai me dizer o que é. Por isso que o release é feito às vésperas. É terrível (risos). Porque a imagem vai evoluindo. E quando o Davi [Ramos] traz as cabeças e a gente junta, é que vemos o que a gente fez. Não é que a gente desenha o look e fala ‘então, vai ser esse vestido com essa cabeça’ de primeira. Mas assim: o que me interessa na imagem é isso: é propor uma imagem que na verdade talvez eu seja um autor em conjunto e que essa imagem possa ter a possibilidade de ser lida, que ela não seja simplesmente: ‘isso’”.

    Veja mais imagens clicadas no estúdio do estilista André Lima:

    Não deixe de ver
    Sabrina Sato como nova embaixadora da Hope, as denúncias envolvendo a Zara e a H&M e o desmatamento no Brasil, a nova coleção da Dod Alfaiataria e muito mais
    Roberto Cavalli morre aos 83 anos
    Skinny x wide legs: uma preferência geracional?
    COLLAB DO ANO? NIKE E BODE LANÇAM SUA AGUARDADA COLEÇÃO
    Confira o calendário de desfiles da SPFW edição 57
    Anitta, Cher e Demi Moore na abertura da exposição da Dolce & Gabbana, em Milão
    Como Beyoncé ajudou a subir as ações da Levi’s
    Gisele Bündchen no Rio para o lançamento de seu segundo livro, a nova diretora criativa da Bulgari, o brasileiro vencedor de prêmio da Chanel e muito mais
    Contemporâneo Showroom comemora 20 anos com edição na Bienal
    Slingback: o sapato para virar sua aposta agora!